COVID-19
Tendência

Covid-19: Mais dois casos positivos notificados na ES Jorge Barbosa

Mais dois casos positivos de infecção pelo novo coronavírus foram notificados na Escola Secundaria Jorge Barbosa. São alunos do 8º ano de escolaridade e estudam naquele estabelecimento de ensino no período da tarde. Na sequência, dizem as nossas fontes, vários alunos estão em quarentena. Entretanto, o aluno do 7º, diagnosticado recentemente, já teve alta. 

Estes dois casos positivos fazem parte dos 5 notificados ontem em S. Vicente. Desta vez, segundo informações apuradas pelo Mindelinsite, foi a própria direcção da ES Jorge Barbosa a informar os docentes dos casos, por email. Isto como forma de evitar o mal-estar, resultado do facto de, no primeiro caso, os professores terem ficado a saber através da imprensa. 

No email que este diário digital teve acesso, a direcção da escola JB explica que, na sequência do PCR positivo de Covid-19 ao aluno do 7º, cabe-lhe informar que este já teve alta, mas continua em quarentena e aguarda um novo teste. Neste contexto, prossegue, a Delegacia de Saúde informou a escola que, dos testes de despiste realizados aos contactos directos do estudante, foi identificado um outro  colega com teste positivo, mas de uma outra turma. 

“Também a DS nos informou que temos mais um caso de uma aluna do 8ºano que também acusou positivo no teste de despiste”, lê-se no email, que revela ainda que os contactos da aluna deverão ficar em quarentena para realização de exame laboratorial. “Neste momento, encontram-se em casa alguns alunos em quarentena por serem contactos de pessoas que testaram positivo.” 

Esta situação, assegura a responsável, está sendo seguida pela direcção da escola e pela Delegacia de Saúde que, contrariando as recomendações, diz que, por enquanto, não vê necessidade de suspensão temporária da turma da aluna em causa, como medida preventiva. A direcção do liceu informa, por outro lado, que o estabelecimento de ensino recebeu a visita de  funcionários da Delegacia de Saúde para efectuar uma avaliação com efeito de Certificação da Segurança Sanitária e que estes deixaram recomendações a serem aplicadas.

Apesar destes cuidados, os professores não se mostram satisfeitos. Em conversa com Mindelinsite, alguns docentes saúdam a mudança de atitude da escola que, desta vez, decidiu informar-lhes directamente dos novos casos positivos, mas lembra que já são três resultados positivos pelo que urge medidas concretas para conter a propagação do vírus.  

Este jornal tentou ouvir as explicações directamente do Delegado de Saúde, a nossa reportagem deslocou-se a Delegacia de Saude, mas foi impossível falar com Elisio Silva, alegadamente por este estar “muito ocupado”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo