Pub.
C1

Cabo Verde Fashion Week pede envolvimento de Mindelo no ano da sua internacionalização

Pub.

A VI edição da Cabo Verde Fashion Week, que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Março, traz vai trazer à ilha de S. Vicente várias personalidades ligadas à moda do país e além-fronteiras. No ano considerado da sua internacionalização, a Ilhéu Fashion, empresa organizadora do evento, pede o o total envolvimento da cidade do Mindelo, por ser a urbe-palco que irá respirar moda. 

Na lista dos convidados nacionais e internacionais, o evento contará com a presença de 15 designers, que ditam a moda em roupas e joias, além de três fotógrafos de Inglaterra, Italia e Portugal, que no final irão produzir um editorial ligado a esta edição. 

Publicidade

Visto pela organização como uma oportunidade de troca de ideias entre os profissionais do mundo fashion, o evento preve, além dos desfiles, atividades como workshops  de penteados, imagem, passarela e maquiagem. Haverá  ainda stands de exposição de produtos ligados à moda e ainda uma feira solidária, onde serão vendidos produtos novos e usados a baixo preço, cuja receita irá reverter-se para causas sociais.

Hernany Moreira, mentor da iniciativa, destaca os ganhos que as outras edições trouxeram para jovens ligados à moda, caso de cabo-verdianas que se internacionalizaram ao assinarem contratos com agências estrangeiras, por exemplo Maiara Sousa, de 16 anos, e Milena Ramos de 18. Modelos que ja se encontram no exterior a realizar o sonho de ser modelo.

Publicidade

Honenagem a quatro mulheres ligadas à moda

O evento, que terá início no Dia da Mulher Cabo-verdiana, homenageia quatro mulheres como a falecida cabeleireira Gia, que era dona de um espaço de encontro das mulheres e que ditou a moda dos penteados e de cortes da época em São Vicente nos anos 70. A antiga costureira Milu Torres, também do Mindelo, que recebe imensos pedidos, principalmente por altura do Carnaval, sera outra personalidade homenageada.

Outra mulher que vai merecer a devida atencao no evento sera Isaura Gomes, não pelo seu percurso político, mas como uma ex-presidente da Associação das Mulheres Empresarias que promoveu actividades ligadas à moda durante o exercício da sua função. 

Publicidade

O quarto tributo será prestado ao trabalho da estilista, de pano di terra, natural de São Nicolau, Fátima Almeida.

Para organizarem um evento desta envergadura, os organizadores esperam conseguir apoios de restaurantes, hotéis e de outras empresas mindelenses, pelos custos que implica. Se nos anos anteriores contaram com patrocinios em dormidas e alimentação para os convidados que estiveram presentes na realização das 5 edições, este ano, escasseiam as ajudas. 

Hernani Moreira espera, por isso, que a Câmara Municipal de São Vicente e os mindelenses abracem este acontecimento, que pretende mexer com a economia nacional e local. O único apoio assegurado até o momento, diz, provém do Ministério da Cultura e Industrias Criativas, o que a organização considera um grande passo. Ainda, a Ilheu Fashion conta com parcerias de empresas de eventos que participam com o know how na organização desta sexta edição.

Sidneia Newton (Estagiaria)

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo