Pub.
B2

Quinze estudantes salenses terão vagas no Instituto Politécnico de Tomar

Pub.

Os estudantes da ilha do Sal poderão ter, a partir do próximo ano lectivo, novas oportunidades para estudarem em Portugal, mais precisamente no Centro deste país, ou seja em Tomar, Município de Santarém. O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) demonstrou a sua abertura no sentido de disponibilizar vagas para receber já a partir do próximo ano escolar 15 alunos provenientes da ilha do Sal em condições bastante vantajosas, que serão idênticas às dos alunos nacionais (portugueses) em termos de propinas, alojamento e alimentação.

Este assunto está a ser estudado pela direção desta instituição de ensino superior português e, de acordo com o vice-Presidente do IPT, Nuno Madeira será facilmente atingível para este ano lectivo, no âmbito de um protocolo já existente há 20 anos com o Município salense.

Publicidade

Estes são os resultados mais importantes saídos de um encontro entre Nuno Madeira, representando o IPT, com o promotor e coordenador do Gabinete de Apoio à Inclusão Social dos Cabo-verdianos, Ildo Rocha Fortes. A questão de ser, em primeiro plano, os alunos da ilha do Sal tem a ver com o reativar e a dinamização de um protocolo existente há já 20 anos entre o Município do Sal e o IPT, mas Nuno Madeira demonstrou a sua abertura em receber estudantes de outras ilhas de Cabo Verde fazendo saber, entretanto, que uma aluna proveniente da cidade do Mindelo está a frequentar o curso de Mestrado em engenharia informática naquele instituto.

Nuno Madeira e Ildo Fortes

O Instituto Politécnico de Tomar disponibiliza nos dois polos (Tomar e Abrantes) diversos cursos, entre os quais 15 de Licenciaturas, 14 de Mestrados, 13 de Pós-graduações e 24 cursos Técnicos Superiores Profissionais, para além de uma de Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento, Três Escolas Superiores e 22 Laboratórios de apoio aos cursos. Está ainda presente no campus universitário do IPT duas Multinacionais. O IPT alberga 2000 alunos, 230 docentes e 170 elementos staff e ainda tem parcerias com mais de 40 países e Erasmus.

Publicidade

Nuno Madeira fez saber que, de acordo com dados estatísticos, os alunos saídos do IPT têm uma penetração no mercado do trabalho em torno dos 92 por cento, seis meses após terminarem os cursos. Este Instituto Politécnico disponibiliza ainda aos seus estudantes estrangeiros um  “World Point of Contact” que visa apoiar, integrar e acompanhar o aluno no seu percurso académico.

O “World Point of Contact” dispõe de um grupo de mentores que estão disponíveis para acompanhar os alunos, sem complicações, sem burocracias.Estes mentores trabalham na facilitação da integração dos alunos estrangeiros que escolheram o IPT para estudarem, no crescimento e desenvolvimento dos mesmos. Na criação de novos amigos, na criação de uma rede de apoio logística, emocional e informal de modo a poderem superar as suas limitações e a alcançarem os seus objectivos.

Publicidade

De acordo com Nuno Madeira, o IPT quer aproximar-se de Cabo Verde daí pensar enviar uma delegação para Cabo Verde já em Abril ou Maio no sentido de promover o Instituto Politécnico de Tomar junto dos alunos e das autoridades cabo-verdianas.

No âmbito dessa aproximação, através da intermediação do Gabinete de Apoio a Inclusão Social dos Caboverdianos, o IPT também pretende convidar o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, no sentido de proferirem uma aula aberta nas instalações do IPT.

Nuno Madeira quer também promover no IPT um concerto das batucadeiras de Cabo Verde que poderia acontecer por final deste ano lectivo.

Ildo Rocha Fortes indicou que a sua presença no encontro com o Vice-presidente do Instituto Politécnico de Tomar tem a ver com estreitas relações que o Gabinete de apoio a Inclusão Social dos Cabo-verdianos que coordena.

Para Rocha Fortes o Gabinete está num processo de viragem e vai ser transformado numa cooperativa de economia social assentes em três pilares ligadas a Solidariedade Social, Educação e os Serviços.

Este Gabinete funciona desde 2013 em parceria com CRETCHEU, Associação Cabo-verdiana de Almada que está sedeada ma Cova da Piedade, na margem Sul do Tejo.

João do Rosário

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo