Pub.
B2

Vigilantes marcam greve para dia do Carnaval em S. Vicente

Pub.

Os vigilantes das empresas privadas de segurança pretendem entrar em greve nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro em S. Vicente e enfraquecer o serviço de vigilância no Porto Grande e no Aeroporto Cesaria Évora por esta altura do Carnaval. Segundo Heidy Ganeto, as datas foram escolhidas de forma intencional devido ao movimento extraordinário de pessoas na cidade do Mindelo. A intenção é levar o Governo e as empresas Silmac, Sonasa e Sepricav a resolverem o impasse sobre o preço indicativo do mercado para poderem beneficiar de um esperado aumento salarial.

“O impasse entre o Governo e as empresas tem estado a afectar os direitos dos vigilantes, que já cansaram de esperar e querem partir para a greve”, explica Eddy Ganeto, dirigente sindical do SIACSA em S. Vicente. Este enfatiza que as empresas estão a pedir o aumento do preço indicativo de 118 para 156 contos, enquanto o Governo contrapõe com um acrescimo de 10 por cento sobre o valor proposto. Enquanto não chegam a acordo, diz, os vigilantes é que ficam a perder.

Publicidade

Os vigilantes estão cientes que as empresas vão pedir ao Governo para accionar a requisição civil, já que foi impossível chegarem a acordo sobre os serviços mínimos num encontro mediado pela DGT. “A lei permite que as empresas solicitem a intervenção do Governo e sabemos que vão fazer a requisição civil como tem sido habito do Governo”, comenta Ganeto. Este adianta que, quando isso acontecer, esses profissionais irão marcar uma nova greve: “E será doravante assim, vamos agendar as greves necessárias até vermos o problema resolvido”, adverte o sindicalista, que espera uma adesão acima dos 90 por cento dos mais de 400 vigilantes das referidas empresas na ilha de S. Vicente.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo