Social
Tendência

Cruzeiros do Norte prepara documentário que alia o Carnaval à proteção da vida marinha

O grupo Cruzeiros do Norte e a CV Sonho estão a preparar um documentário que alia o Carnaval à proteção da vida marinha e à reciclagem. O trabalho, em fase adiantada de captação de imagem, deve ficar pronto no dia 10 de agosto, data em que deveria acontecer o desfile do “carnaval de verão” deste ano, se não fosse a pandemia. Intitulado PraLimProMaRec – Praias Limpas, Proteção Marinha e Reciclagem -, o projecto foi concebido pelo artista Nóia, mediante ideia de Jailson Juff, presidente do Cruzeiros do Norte.

Segundo Beto Santos, a CV Sonho já gravou várias imagens e começou inclusivamente o processo de edição para poder concluir o video na data prevista. Falta, entretanto, registar um pequeno desfile carnavalesco numa praia do litoral de S. Vicente, que deve envolver algumas alas, um tripé confecionado pelo artista Nóia e um pequeno grupo de batucada, trajados com materiais reciclados. O nome da praia e o horário não foram divulgados para evitar a aglomeração de pessoas.

O desafio, segundo Edson Oliveira, foi lançado por Jailson Juff, presidente do Cruzeiros do Norte, que quis fazer algo para não deixar a festa do Rei Momo passar mais um ano em branco. “Juff tem uma paixão sincera pelo Carnaval e ele apresentou-nos a ideia de associarmos o carnaval de verão, que é a altura do ano em que as pessoas mais procuram as praias de mar, com a proteção da vida marinha”, conta Oliveira.

Mobilizados os foliões e garantido o apoio da CV Sonho, começaram a limpeza das praias de Jôn Debra, Calhau e Norte Baía, campanhas essas que foram filmadas. Esses resíduos, acrescenta Edson Oliveira, estão a ser usados na confeção dos trajes.

A música do videoclipe já está disponível na plataforma Soundcloud. A letra é do cantor/intérprete Edson Oliveira, melodia de Anísio Rodrigues e arranjo de Ivan. Com o título “Levá bô sok”, tem na sua essência a preocupação de levar as pessoas a recolherem o lixo quando frequentam as praias de mar, nomeadamente durante os passeios. Como diz a música: “Levá bo sok, Limpa nôs praia conde bo sei na gandaia; Leva bo sok e bo traze tud quel stock Faze nôs mar fluí ta sorrí; Garrafa e plástk jal ca crê mas inglí!”

O trabalho de captação e edição está a cargo da CV Sonho, que, segundo Beto Santos, considerou o projecto interessante e disponibilizou 3 camaraman e um editor para trabalharem de graça. O Cruzeiros do Norte conta também com a parceria da Câmara de S. Vicente, Biosfera e as empresas R-Pro e Cavibel.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo