Pub.
COVID-19

Covid-19: Cabo Verde começa a vacinar os adolescentes esta quinta-feira

Pub.

Cabo Verde começa esta quinta-feira, 16, a vacinar os adolescentes com idade compreendida entre os 12 e os 17 anos. A campanha irá decorrer em duas modalidades, ou seja, nas escolas e nos postos de vacinação espalhados pelos concelhos e os adolescentes deverão apresentar um Termo de Consentimento dos pais ou encarregados de educação ou estar acompanhados de um responsável.  A vacina aplicada será a Pfizer e o Director Nacional da Saúde, Jorge Barreto, acredita o processo vai decorrer sem sobressaltos, tendo em conta a experiência acumulada.

O alargamento da vacinação ocorre numa altura em que a taxa de cobertura com a primeira dose a nível nacional está em 83,4%, correspondendo a 308935 pessoas adultas vacinadas. “Falta muito pouco para atingirmos os 85% da população adulta com a primeira dose”, afirmou o DNS, que aproveitou para apelar as poucas pessoas ainda não imunizadas a procurarem o mais rapidamente possível um posto de vacinação para receberem a vacina.

Publicidade

Jorge Noel Barreto insiste particularmente com as pessoas que residem nos concelhos de Santa Catarina de Santiago, Tarrafal e São Salvador do Mundo, sobretudo as com idades superiores a 60 anos ou com doenças cronicas, que são as mais afectadas pelo coronavírus. “Em termos de vacinação, a taxa de cobertura está em 69,5%. Neste ritmo, é bem provável que o país consiga atingir 70% da população completamente vacinada ainda esta semana.”

Relativamente a vacinação dos adolescentes, não se espera reações adversas diferentes dos adultos, ou seja, febre, calafrio ou tremor que, afirma, são indicativos de que o organismo está a desenvolver uma resposta do sistema de defesa para produzir anticorpos e a memoria imunológica. “Nestas condições, os pais serão orientados a darem um paracetamol, que será suficiente para que a situação melhore. Não melhorando, devem contactar um centro de saúde ou serviço de urgência, levando os documentos, nomeadamente o cartão de vacina e todas as informações necessárias para a abordagem do caso. Mas isso só em caso de algum efeito indesejado.”

Publicidade

Os adolescentes vacinados, prossegue, ficarão registados e poderão solicitar, depois de completo a vacinação, o Certificado na plataforma Nha Card. O DNS aproveitou para apelar às pessoas com vacinação completa há mais de três meses, sobretudo idosos e grupos prioritários, que devem procurar o centro de saúde ou posto para receberem a dose de reforço, como forma de estimular, uma vez mais, o sistema de defesa e melhorar a imunidade.  

Nas últimas 24 horas, foram analisadas 448 amostras em Cabo Verde e não houve nenhum resultado positivo. Há 65 em regime de isolamento e 24 pessoas receberam alta, dos quais 11 na Praia, 3 no Paul, 1 no Porto Novo, 1 em São Vicente, 5 na Ribeira Brava, 3 no Sal, elevando para 38062 pessoas recuperadas dos 38503 positivos acumulados.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo