Pub.
B1

FAO insta Estados do G20 a manter cadeia mundial de abastecimento alimentar no contexto do Covid-19

Pub.

O Director-Geral da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação Agricultura – instou os dirigentes dos países do grupo G20 a adoptarem medidas para que os sistemas mundiais de abastecimento alimentar continuem funcionando de forma adequada, em particular em relação às pessoas dos países mais vulneráveis, durante a pandemia do Covid-19.

Qu Dongyu fez esse apelo numa intervenção via Internet desde Roma na reunião virtual extraordinária dos dirigentes do G20 sobre a pandemia. O rei saudita Salman Bin Abdulaziz Al Saudha foi encarregado de presidir o evento, ele que pediu uma resposta mundial coordenada à pandemia e às suas consequências sociais e económicas.

Publicidade

“A pandemia do Covid-19 está afectando os sistemas de abastecimento alimentar e a segurança alimentar no mundo”, realçou Dongyu, lembrando que nenhum país está imune ao vírus. O Director-Geral a FAO advertiu que os confinamentos e as restrições à circulação podem perturbar a produção e distribuição de alimentos a nível nacional e mundial, podendo ter um impacto “imediato e grave” sobre as pessoas que têm a sua mobilidade restringida. Os pobres, diz, são os mais vulneráveis e os mais afectados.

A reunião contou com a participação do Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização para a Cooperacão e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo