O Instituto do Emprego e da Formação Profissional faz hoje à tarde a abertura oficial de um lote de 10 cursos profissionais em São Vicente, destinados a um total de 200 jovens. Cada turma comporta 20 alunos e as aulas arrancam na segunda-feira, 28 de setembro, com duração média das formações entre 12 e 15 meses.
Segundo César Fortes, director do Centro de Emprego e Formação Profissional do Mindelo, a lista das formações foi escolhida com base em estudos de mercado, que apontam para as áreas com maior procura e com escassez de profissionais qualificados. Deste modo, o Instituto apostou nos seguintes cursos: Gestão Contabilística e Fiscalidade; Instalações Eléctricas e Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios; Educação de Infância (4 aos 6 anos); Manutenção de Motores e seus Sistemas Auxiliares; Montagem e Manutenção de Instalações de Climatização e Refrigeração; Cuidados Estéticos de Mãos e Pés; Soldadura Especial; Serralharia de Estruturas Metálicas; Produção Audiovisual; Operações Auxiliares de Serviços Administrativos e Gerais.
Os cursos serão ministrados em parceria com a Escola Técnica do Mindelo, Universidade Lusófona, Câmara de São Vicente, Escola Myrtle e os estaleiros da Cabnave. As inscrições dos alunos aconteceram via plataforma digital Q+ e o perfil de entrada vai do oitavo ao décimo-segundo ano de escolaridade. Os cursos, que serão financiados pelo Fundo de Promoção do Emprego e da Formação, são grátis para alunos pertencentes ao cadastro social.







