Tecnologia/Curiosidades
Tendência

Empresa está a trabalhar para aumentar utilizadores do premiado aplicativo Nha Taxi nas ilhas e atingir o mercado dos PALOP

A empresa Smart Solutions, detentora do recém premiado aplicativo Nha Taxi, está a trabalhar para expandir o uso do programa para as ilhas de S. Vicente e do Sal, e mais tarde chegar ao resto do território nacional. Por enquanto, o software está a funcionar no mercado da cidade da Praia, onde, segundo Dáfine Medina, foi baixado para o telemóvel por mais de três mil utilizadores, sendo usado por cerca de vinte taxista, em média, por dia.

O plano da empresa de tecnologia inclui, no entanto, a implementação do aplicativo nos países dos PALOP, até porque foi com base num concurso que abrangeu esta comunidade de língua portuguesa que o aplicativo conquistou o seu primeiro prémio internacional. “Nha Taxi” competiu com outros dois aplicativos desenvolvidos em Angola e venceu com larga margem. “É claro que ficamos bastante satisfeitos com este prémio, que representa uma distinção internacional pelo nosso trabalho”, comenta a responsável comercial.

Esta representante da Smart Solutions reconhece que a empresa tem um árduo trabalho pela frente, pois, como enfatiza, ainda há muita resistência dos cabo-verdianos em confiar nos aplicativos digitais. Porém, mostra-se confiante no sucesso desse empreendimento, ainda mais agora com o troféu conquistado no Innovation Awards 2022, que teve como propósito distingir as iniciativas mais brilhantes na região dos PALOP que, com recurso à tecnologia, contribuem para o desenvolvimento empresarial, económico e social. O concurso foi dividido em 6 categorias, tendo a representante de Cabo Verde apresentado a sua proposta no segmento Apps, que visa premiar a melhor aplicação com base no seu nível de notoriedade e segurança de dados.

Segundo Dáfine Medina, Nha Taxi distingue-se pelo seu nível de segurança. O aplicativo, explica, permite ao cliente solicitar o serviço de um táxi pelo telemóvel, fazer pagamento digital – sem uso de dinheiro vivo – acompanhar a trajectória do veículo e ainda dispor de um botão de pânico, em caso de perigo. Explica que há duas aplicações: Nha Taxi Driver – para os taxistas receberem os pedidos de serviço e fazerem o rastreio – e Nha Taxi, para os utilizadores comuns solicitarem os táxis. Uma vez acionado o pedido, os táxis nas redondezas são informados, até um deles responder positivamente. A partir deste instante, o condutor pode trocar informações com o cliente e completar o serviço. Em caso de perigo, qualquer um deles pode acionar um botão de pânico, que envia um alerta para a empresa. O objectivo da Smart Solutions é canalizar esse alerta directamnte para o serviço da Polícia Nacional para pode agir com mais celeridade.

Por enquanto o uso de Nha Taxi é grátis. Mais tarde, a empresa pretende incluir uma taxa de uso.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo