Pub.
Social
Tendência

Gabinetes de arquitectura fazem visita de terreno para concurso de recuperação do litoral da Matiota

Pub.

Quatro gabinetes de arquitectura efectuaram ontem um encontro com representantes da Enapor, Ministério do Mar e da Associação Cívica para Valorização da Matiota tendo em vista o concurso para elaboração do projecto de recuperação dessa área de lazer da cidade do Mindelo. As empresas puderam conhecer o local e ficar a par do conceito e objectivos da intervenção, que objectiva recuperar a antiga praia da Matiota, mais precisamente a área envolvendo o trampolim e a piscina, mais conhecida por “tanquim”.

Deste modo, as empresas devem incluir nas suas propostas de arquitectura a ampliação e reconfiguração da piscina de forma a permitir que seja usada por bebés, crianças, adolescentes e adultos – em particular idosos e pessoas com deficiência motora – em segurança e conforto. O projecto deve também contemplar uma via de acesso “confortável e seguro” ao tanquim, inclusive para “cadeirantes”, pessoas com dificuldades motoras e idosos.

Publicidade

Quanto ao trampolim, a indicação é que seja reconfigurado por forma a permitir saltos de três níveis, em condições de segurança. A obra tem de incluir ainda a criação de instalações sanitárias acessíveis e adequadas a pessoas com limitações motoras, dispor de guarda-roupas, um café/esplanada e espaço verde, que possa funcionar como miradouro.

No projecto deve constar a construção de um parque de fitness e de desporto de praia, uma zona de parqueamento de bicicletas, motos e automóveis e ter iluminação noturna.

Publicidade

O júri para avaliação das ideias propostas é constituído por representantes da Enapor, do Ministério do Mar e da Associação Cívica para Valorização da Matiota.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo