Pub.
EconomiaEscolha do Editor

OMCV abre “Feira Boutique” para arrecadar verbas e presentear mais de 160 crianças no Mindelo

Pub.

A Organização das Mulheres de Cabo Verde abriu no Mindelo uma Feira Boutique para, neste Natal, poder vender os produtos doados por parceiros de dentro e fora do país, com o objetivo de presentear mais de 160 crianças. A intenção desta ONG é doar até o dia 22 de Dezembro brinquedos ou kits de pensos reutilizáveis à crianças até os 13 anos, provenientes de famílias economicamente desfavorecidas do projeto “Luz para as meninas” e do Jardim Arco Íris, vendendo a preço acessíveis objetos decorativos, vestuários e acessórios de moda.

“Uma colaboradora nossa propôs sair um pouco do estilo da feira de ocasião que costumamos realizar à porta da OMCV, para algo maior, apesar de não ser a primeira vez que fazemos feira do tipo. Então decidimos transformar a nossa sala de formação numa Feira Boutique, que está patente desde sexta-feira e que decorrerá até 30 deste mês”, garante a Delegada da OMCV no Mindelo, Fátima Balbina Lima, que acrescenta os itens à venda são de qualidade, oferta de boutiques e de parceiros da instituição.

Publicidade

Além de itens doados, a instituição colocou à venda produtos desenvolvidos, confecionados e personalizados nos ateliês ministrados naquele espaço.

Esta iniciativa complementa os objetivos da gala de música, onde a instituição diz ter alcançado 60% do pretendido e como plano B está a tentar alcançar o valor pretendido inicialmente. “Não conseguimos tirar na gala o fundo desejado. Foi uma inovação pensada rapidamente, ou um plano B, para podermos conseguir brinquedos. Iniciamos hoje de manhã e teremos até o dia 23 de Dezembro para distribuir os brinquedos. Estas ocasiões são acompanhadas por um lanche para as crianças”, frisa a delegada, que começou já a entregar os presentes e espera até o dia 23 abranger todos os identificados.

Publicidade

Apesar de não ter conseguido arrecadar com a venda de bilhetes o valor pretendido, caracteriza a gala como um “momento muito positivo”, de onde saíram satisfeitos. “A participação de artistas e do público que se fez presente foi excelente, os artistas estiveram à altura e ainda se disponibilizaram a participar novamente das futuras atividades beneficentes à favor da OMCV, o que é mais gratificante ainda.”

A OMCV diz ter canalizado todo o valor do espetáculo para brinquedos e pensos reutilizáveis, sendo este segundo item uma campanha que decorre todo o ano. 

Publicidade

Para o próximo ano 2023, a OMCV já tem projetos, alguns financiados de antemão e outros com promessas de financiamento. “Temos uma proposta de financiamento, relacionado com os painéis solares nas “casas de tambor”, e outra de uma organização internacional para kits menstruais. Por isso saímos deste ano com uma sensação de alegria e de gratidão por tudo aquilo que temos feito ao longo de 2022”, sublinha a entrevistada, que atribui aos parceiros dentro e fora de Cabo Verde o sucesso dos projetos que “superaram as expetativas”. 

“Graças a eles conseguimos atingir e ultrapassar todos os nossos objetivos traçados no plano de atividades de 2022”, finaliza.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo