Social

Faleceu o Combatente da Liberdade da Pátria André Corsino Tolentino

Faleceu hoje na cidade da Praia o escritor, antigo ministro da Educação dos Governos do PAICV, embaixador jubilado e Combatente da Liberdade da Pátria André Corsino Tolentino, vítima de doença prolongada. Corsino Tolentino tinha 75 anos e sofria de Paralisia Supranuclear Progrssiva (PSP).

André Corsino Tolentino era natural da ilha de Santo Antão, Doutor pela Universidade de Lisboa, Mestre pela Universidade de Minnesota, Embaixador jubilado, Professor Universitário, sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, tem várias obras publicadas, sendo o último “A vitória é hoje. A minha relação com a Paralisia Supranuclear Progressiva, lançado no dia 26 de novembro na Praia e 16 de dezembro no Mindelo.

O livro é um testemunho do autor sobre a PSP e procura sensibilizar o Estado para a necessidade de assistência às pessoas que sofrem com a doença. Integra o Projecto Doenças do Movimento em Cabo Verde, que tem mentoria de Leida Tolentino doutora em psicologia e neurociência, docente e co-diretora do departamento de psicologia no Instituto de Aprendizagem Afetiva (ALI), no Santa Barbara City College, Estados Unidos da América.

Tido como um homem culto, sagaz e fino, Corsino Tolentino desempenhou as funções de Ministro da Educação, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Embaixador de Cabo Verde em vários países, nomeadamente em Portugal. Foi ainda consultor do Banco Mundial e promotor da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), do Instituto da África Ocidental (IAO) e colaborador assíduo da imprensa.

Aos familiares apresentamos as nossas mais sentidas condolências.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo