Pub.
Publireportagem
Tendência

Lançada em janeiro, empresa de arquitectura CriolArq aposta em soluções de cofragem com sistema de encaixe flexível e seguro

Pub.

CriolArq é a nova empresa de arquitectura e engenharia lançada no mercado da construção civil da ilha de S. Vicente e cujo diferencial é a oferta de soluções de cofragem para vários tipos de obras. Para o efeito, a empresa importou 1.200 metros quadrados de peças para cofragem, construídos à medida na Áustria, e que lhe permite satisfazer uma grande demanda.

O sócio-gerente Isaías Santos explica que a CriolArq apostou no sistema de encaixe Dokaflex 1-2-4, concebido pela Empresa Doka, que se adapta aos espaçamentos entre as vigas principais, secundárias e entre prumos. Além da facilidade de manuseamento e elevado nível de segurança, esse sistema autossustentável, segundo este arquitecto, elimina a necessidade do uso de pregos. “É fácil e seguro trabalhar com o sistema dokaflex, que disponibiliza tripés e cabeça de prumos, diminui a mão-de-obra, e maximiza a produtividade na montagem da cofragem”, acrescenta.

Publicidade

A aposta da CriolArq nesse serviço foi feita após um estudo de mercado. O mesmo indicou que o uso de cofragem continua a ser feito de forma rudimentar, há escassez de cofragem de qualidade e, como resultado, há obras que ficam dias paradas à espera de materiais – o que representa um custo adicional e perda de tempo. Além disso, a empresa constatou que a aplicação de materiais inapropriados, como chapas metálicas, provocam danos nas lajes, que precisam ser reparadas depois com o reboco. Para evitar esse problema e a despesa suplementar com o reboco, a CriolArq disponibiliza plataformas apropriadas, chamadas panôs, que são retiradas facilmente e sem danificar as estruturas.

“O nosso painel tricapa foi construído tendo em conta a nossa realidade. Aplicamos uma película antiaderente e um produto anti-descofrante que nos permite retirar as placas sem qualquer dano nas lajes”, explica o empresário. Este salienta ainda que o dono da obra pode, deste modo, fazer o chamado acabamento betão aparente, que é uma tendência do mercado, aplicando apenas uma camada de verniz.

Publicidade

Além das soluções de cofragem, a CriolArq presta serviço de arquitectura, engenharia e de construção. A empresa foi montada no dia 1 de janeiro de 2023, mas existe como sociedade unipessoal desde 2017. Apesar de estar situada em S. Vicente, pretende alargar a sua oferta inicialmente para a ilha de Santo Antão e depois para o resto do país, com base em parcerias.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo