Pub.
B2Cultura

Serenata Produções apresenta o espetáculo “SoMulheres” em comemoração ao mês da mulher

Pub.

O grupo Serenata Produções realiza no dia 21 de Março, no Mindelo, o espetáculo “SoMulheres” em comemoração ao mês das mulheres. A noite será embalada por diversas vozes, entre as quais Assol Garcia, e tem como objetivo juntar o maior número de artistas femininas em palco.

A organização decidiu apostar em praticamente só “talentos da casa”, sendo Assol Garcia, uma artista já bem conhecida no país e em particular no Mindelo, a única cantora que vem de longe para fazer parte do espectáculo.

Publicidade

O cartaz conta com atrações como Duda Teixeira, Nilza Xalino, Bitina Lopes, Bertânia Almeida, Bibia Silva, Isaura Lima e Nadine Silva, artista-mirim que irá abrir o evento.

A intenção da promotora de eventos era fazer o espectáculo no dia 27, ou no final do mês, como vem sendo habitual. No entanto, por impossibilidade da sala de espetáculo, que já tem outros eventos agendados para aqueles dias, por ser Março todo dedicado à mulher, 21 foi a data considerada mais propícia.

Publicidade

Desde 2011 que a Serenata Produções iniciou a série de espectáculos e Kikas Silva, percussionista e responsável pela empresa, admite que um dos propósitos ao longo destes anos é tirar o público de casa. A satisfação maior, garante, é ver que a sala fica sempre cheia.

Aposta na música tradicional

Em relação à musica, Kikas garante que em Cabo Verde o tradicional está no “top”, a par de outros gêneros. No entanto, apela aos jovens a seguirem mais a vertente tradicional, para haver continuidades e elevação alem-fronteiras.

Publicidade

“Alguns jovens acompanham, porém há outros que dizem que a música tradicional é difícil de ser tocada e cantada, por isso não lhes interessa”, lamenta o músico. A aposta para o sucesso, aconselha o percussionista, deve estar no empenho de cada um, em vez de se enveredar pelo mais fácil. 

Por isso, garante, ao longo dos anos têm vindo a desafiar a nova geração a apostar nos “ritmos d’terra”.  “Chamamos sempre os artistas mais jovens e desafiamos-lhes com algumas propostas relacionadas com ritmos tradicionais. Alguns aceitam, outros nos colocam em ‘stand by’ e às tantas acabam por desistir, por não estarem habituados a seguir o caminho que lhes propomos”, expõe Kikas. Este acrescente que os artistas que geralmente abraçam a causa são os considerados veteranos e “mergulham de cabeça” neste tipo de projeto.

Com um espetáculo por mês, a Serenata Produções tem como grande patrocinador o público. A bem da cultura e do projecto, espera que no futuro outros organismos abracem a causa. Sem entrar em detalhes, Kikas Silva adianta ainda que no mês de Abril Serenata Produções lança um CD de uma cantora.

Sidneia Newton (Estagiária)

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Há uma vóz femenina e jovem, com pouca qualidade e pouco potencial de evolução mas, que é sempre convidada pelo “Serenata Produções” para grande parte dos eventos que realiza, em detrimento de muitas e bonitas vózes que existem aqui em S.Vicente.
    Haverá alguma explicação para isso acontecer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo