Cultura

“Flagelados do vento leste” em cartaz 30 anos depois: Cinema para ajudar alunos dos Salesianos

“Flagelados do vento leste”, considerado pelo cinéfilo Jorge Vera Cruz o primeiro grande filme produzido em Cabo Verde, volta a estar em cartaz, trinta anos após a sua estreia no antigo cinema Eden Park. A iniciativa partiu desse professor do ensino secundário, que decidiu programar uma exibição na Universidade do Mindelo esta sexta-feira para assinalar o lançamento da obra e angariar fundos para a ida a Portugal da equipa de basquetebol sub-12 da escola Salesiana do Mindelo.

A delegação, composta por 10 alunos e dois professores de Educação Física, irá participar nos jogos internacionais Inter-Escolas Salesianas, que decorre de 28 de Abril a 6 de Maio, e, segundo esse docente, essa sessão é uma das actividades realizadas por professores e pais com o intuito de ajudar nas despesas. “Como há pais que não conseguem assumir os custos da passagem aérea, tomamos a iniciativa de ajudar na angariação de fundos. Eu tive a ideia de acasalar a sétima arte com o desporto”, revela Jorge Vera Cruz que, por coincidência, é um actores do elenco dessa obra inspirada no livro do escritor Manuel Lopes. “Eu era Leandro, filho de um agricultor, papel desempenhado por Carlos Alhinho, que usava uma máscara para fazer assaltos para sobreviver”, relembra Jorge Vera Cruz, que teve a sorte de comprar um exemplar em DVD dessa longa-metragem, que guarda há vários anos.

O filme, revela o professor, foi estreado na sala de cinema do Eden Park, marco que completa 30 anos no próximo mês de Novembro. O seu desejo é que volte a ser visionado no renovado Eden Park. Para ele, “Flagelados” é um acervo cultural de Cabo Verde e merece ser preservado e relembrado. “Tratou-se do primeiro filme nacional no pós-independência realizado com cabeça, tronco e membros.”

A sessão cinematográfica está agendada para o dia 22 pelas 18 horas e trinta na UniMindelo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo