Os museus vão reabrir as portas ao público a partir de amanhã, depois de quase três meses de encerramento desses espaços culturais devido a epidemia da Covid-19 em Cabo Verde. Segundo o Instituto do Património Cultural, já foram adoptadas várias medidas que se alinham com as orientações do Governo para o pós-confinamento e absorvem as principais recomendações do Conselho Internacional dos Museus – ICOM.
“Estas medidas visam por um lado os colaboradores afetos às diferentes estruturas e os futuros visitantes como forma de garantir a segurança de ambos e a usufruição sem nenhuns constrangimentos dos acervos museológicos do país“, enfatiza o IPC. Este instituto realça que os visitantes serão obrigados a usar máscaras dentro dos espaços, durante o tempo de permanência, a desinfecção e/ou higienização das mãos à entrada, respeitar o distanciamento físico com o atendedor e a lotação máxima de 3 a 4 pessoas de cada vez.
O IPC decidiu ainda estabelecer a entrada gratuita pelo período de um mês em todos os museus da sua tutela, exceto o Museu da Resistência, que se encontra encerrado para obras. A gratuitidade na entrada vigorará até o dia 16 de Julho de 2020.
Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, e como forma de minimizar possíveis situações de contágio, os museus de Cabo Verde encerraram o acesso público desde o passado dia 18 de Março. Passados quase três meses, preparam-se para a reabertura ao público, amanhã 16 de junho a partir das 9 horas.