B6Mundo

China regista novo surto de Covid-19

A China está de novo em estado de alerta devido a um novo surto de infecção pelo novo coronavirus em Pequim. Nos últimos dia a capital do pais contabilizou cerca de 80 casos novos, algo que já não se verificava há pelo menos dois meses. Onze bairro de Pequim foram colocados em quarentena, noticia a imprensa internacional. 

Este novo surto começou no maior mercado de toda a Ásia, que foi imediatamente fechado. Pequim está a exigir que todos os que estiveram lá cumpram um período de duas semanas de quarentena. Bairros próximos ao mercado foram bloqueados e mais de 76 mil pessoas foram testadas.

Os inspetores encontraram 40 amostras do vírus no mercado, incluindo uma tábua de cortar salmão importado. Isso levou algumas redes de supermercados a tirar o salmão das prateleiras, no fim de semana, e a inspeções em mercados, lojas e restaurantes.

As autoridades de saúde disseram que a análise genética mostrou que o vírus que causou o novo surto teve origem na Europa, embora não seja claro se este se espalhou pelo movimento de pessoas ou pelo transporte de alimentos. Em toda a cidade, foram suspensas as aulas e reverteu o relaxamento das medidas de isolamento social.

A repentina subida de novos casos levou o Governo municipal de Pequim a a despedir três quadros locais, por não serem capazes de impedir o novo surto, segundo noticiou a imprensa local. O jornal Beijing Daily conta que o vice-diretor do distrito de Fengtai, Zhou Yuqing, foi afastado por “não ter feito a sua parte no trabalho de prevenção e controlo da Covid-19”.

C/Agencias Internacionais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar