Portugal disponibiliza a Cabo Verde um 2º lote de 24 mil doses de vacinas AstraZeneca contra a Covid-19, acompanhadas de dispositivos médicos para viabilizar a sua administração, nomeadamente seringas e agulhas.
A nova doação chegou ontem, 16, à cidade da Praia, no voo noturno da TAP, tendo sido de imediato entregue às autoridades de saúde cabo-verdianas. “Com a doação deste segundo lote – o primeiro foi enviado ao país em maio passado – totalizam-se 48 mil doses de vacinas que, até a data, foram disponibilizadas por Portugal para apoiar o Plano Nacional de Vacinação”, lê-se numa nota enviada à imprensa pela Embaixada de Portugal na Praia.
A ação, prossegue, decorre do compromisso de disponibilizar aos Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste (PALOP e Timor-Leste) pelo menos 5% das vacinas contra a Covid-19 adquiridas por Portugal, enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.
A embaixada informa ainda que esta doação é o resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal na Praia. Ainda: do Ministério da Saúde, através da Direção Geral de Saúde, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 de Portugal.