COVID-19

Covid-19: Mais de metade da população adulta estimada já recebeu duas doses de vacina

Mais de metade da população adulta estimada de Cabo Verde já recebeu as duas doses de vacinas, ou seja, está nesta altura completamente vacinada, revelou o Director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, realçando que das 715 mil doses de imunizantes oferecidas ao país, 483.145 já foram aplicadas.

“As doses utilizadas representam 67,6% do total recebido. Temos 16 concelhos que já ultrapassaram os 70% da população adulta estimada que tomou uma primeira dose. Os concelho que ainda não atingiram a meta de 70% são Mosteiros 68,7%, S. Miguel 64,4%, S. Catarina de Santiago 57,4%, S. Salvador 56,2%, Boa Vista 54,8% e Tarrafal 54,3%”, detalhou.

No caso da Boa Vista, Jorge Barreto acredita que a ilha pode estar a ser penalizada porque as autoridades sanitárias ainda estão a considerar os dados do Censo de 2010, tendo em conta que ainda não dispõe das informações do último para fazer a actualização dos denominadores. “A boa notícia é que, em termos de taxa de cobertura da vacinação com as duas doses, já temos 50,9%, ou seja, mais de metade da população adulta residente”, acrescenta.

Para este responsável nacional pela Saúde pública, é provável que a situação epidemiológica actual do país seja um reflexo da campanha de vacinação, lembrando que, a nível nacional, 79,6% dos adultos já receberam uma primeira dose e quase 51% estão com a vacinação completa. “Quanto mais as pessoas procurarem a vacinação – a primeira ou segunda dose -, o que se espera é que o número de casos diminua e a situação fica mais controlada.”

Até lá as medidas de prevenção continuam válidas. Mas, para que se possa considerar a situação controlada, a taxa de incidência acumulada tem de estar inferior a 25 por 100 mil habitantes, a taxa de positividade inferior a 4%, a cobertura vacinal mais elevada pelo menos em relação a total imunização e a taxa de transmissibilidade inferior a 1. “Neste momento, a taxa de transmissibilidade é de 0,80%. Temos uma taxa de positividade de 4,9 com tendência para diminuir e a incidência acumulada é de 65 por 100 mil habitantes. Portanto, falta-nos ainda dois indicadores para atingir aquilo que é desejável e assim permanecer para que se possa dizer que Cabo Verde está com a situação controlada”.

Hoje foram confirmados nove infecções em 285 amostras analisadas. As autoridades sanitárias deram alta para 26 pessoas que estavam em isolamento por causa do vírus. Não há registo de óbitos nas últimas 24 horas e 6 concelhos estão livres do vírus: Ribeira Grande de Santiago, S. Lourenço, Mosteiros, S. Catarina do Fogo, Brava e Boa Vista.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo