COVID-19
Tendência

Covid19: Nove doentes internados no HBS em S. Vicente, três em oxigénio

Estão internados no Hospital Baptista de Sousa em S. Vicente nove doentes infectados com Covid19, dos quais três estão a fazer oxigenioterapia, de acordo com informações avançadas pelo Director Nacional da Saúde, Jorge Barreto em conferência de imprensa. Isto no dia em que foram confirmados mais 14 casos novos de infecção pelo Sars-Cov2 e mais 1 óbito ocorrido no domingo na ilha. 

O responsável pela Saúde Pública em Cabo Verde, Jorge Noel Barreto, começou por informar que hoje as Delegacias de Saúde do país receberam 376 amostras para rastreio, que resultaram em 53 casos novos de covid19. Este número, diz Joel Noel Barreto, representa 14% do total das amostras analisadas e dos resultados recebidos de ontem para hoje. 

“Os casos novos estão distribuídos 15 no concelho da Praia, São Domingos 6, Santa Catarina 3, S. Salvador do Mundo 1, S. Miguel 1, S. Lourenço dos Órgão1, Mosteiros 3, Ribeira Grande de Santo Antão 5, Porto Novo 2, S. Vicente 14 e ilha do Maio 2”, detalha Barreto, realçando que neste momento há cinco casos suspeitos, sendo 4 no concelho da Praia e 1 na Boa Vista.

Entretanto, 68 pessoas receberam alta. Desses, 21 no concelho da Praia, 1 em Santa Catarina, 5 em S. Filipe, 4 nos Mosteiros, 1 em Santa Catarina do Fogo, 5 em Porto Novo, 24 em S. Vicente, 1 na Boa Vista e 6 no Maio. “Passamos a ter um total acumulado de 12.287 pessoas recuperadas, o que representa 94% dos casos notificados no país”, pontua. 

Em isolamento estão 634 pessoas, 4,9% dos casos confirmados, e 2161 em quarentena. Cabo Verde soma assim 13.046 casos de infeção pelo novo coronavírus, 77% sem ou com sintomas leves e 23% mais marcantes. “Tivemos também a informação de mais óbito em S. Vicente, um indivíduo do sexo masculino de 87 anos, que se encontrava internado no HBS.”

Eleva-se assim para 120 um total acumulado de óbitos registados no país desde março 2020, ainda assim a taxa de legalidade global mantém-se abaixo de 1%. Barreto informou ainda que estão internados nos hospitais 17 pessoas, sendo 2 na Praia, 9 em SV, 2 em Assomada dos quais um em estado critico, 3 em S. Filipe e 1 na R.G de Santo Antão em oxigénio. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo