COVID-19
Tendência

Covid-19: Ministério da Saúde confirma 4 casos positivos em S. Vicente

A informação avançada hoje pelo Delegado de Saúde de S. Vicente que dava conta do diagnóstico de 4 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus acaba de ser confirmada pelo ministério da Saúde. São quatro casos importados – 4 marinheiros repatriados da Gâmbia com paragem na cidade da Praia -, que viajaram posteriormente esta ilha. A mesma fonte revela ainda que somam-se hoje 55 casos novos e 3 óbitos por covid-19.

Estes quatro marinheiros agora diagnosticados estavam em isolamento na sequência da confirmação do outro caso positivo de ontem. Não deixa no entanto de ser preocupante, tendo em conta que estiveram mais de uma semana a circular livremente na ilha pelo que pode haver mais pessoas infectadas em S. Vicente, um cenário que o delegado de Saúde assume. 

Todos os cinco marinheiros estão estáveis, sendo que apenas um está em internamento hospitalar. Os outros quatro estão no Centro de Estagio. Todos estavam retidos na Gambia desde março passado por causa da pandemia da Covid-19 que obrigou ao encerramento das fronteiras. 

Chegaram na cidade da Praia no dia 28 de julho onde estiveram até o dia 01 de agosto, quando seguiram viagem para a ilha de S. Vicente no navio Praia d’ Aguada. Por conta dos possíveis contactos, Elisio Silva lançou um apelo aos passageiros que também viajaram na mesma embarcação para se dirigiram à delegacia de Saúde para fazer o teste de despiste da doença. 

Covid-19 pelo país

Entretanto, sobre a situação de hoje no país, os laboratórios analisaram este 519 amostras, sendo 266 da Praia que resultaram em mais 38 positivos e dois óbitos. De Santa Catarina vieram 9 amostras, que resultaram em 5 positivos e 1 óbito,  elevando o número de mortes acumulados para 32. Foram processadas ainda 5 amostras de Santa Cruz, todas negativas, e 73 amostras da Ribeira Grande de Santiago, que resultaram em 4 positivos. 

Houve ainda PCRs positivos nos concelhos de São Miguel (1) e Tarrafal (1). Já os exames enviados de São Domingos e São Salvador do Mundo foram todos negativos, igualmente os provenientes de São Nicolau e Paul. Na ilha do Sal foram confirmados mais 2 positivos de um total de 49 amostras, perfazendo um total de 55 novos casos. A boa noticia é que hoje 31 pessoas receberam alta, sendo 21 do concelho da Praia e 10 da ilha do Sal. 

O país passa a contabilizar 728 casos ativos, 2.073 recuperados, 32 óbitos, 2 transferidos e, um total de 2835 positivos acumulados de COVID19.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar