Mundo

Chica Xavier: Actriz de ‘Sinhá Moça’ e ‘Renascer’ morre aos 88 anos

A actriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como “Sinhá Moça” e “Renascer” morreu na madrugada deste sábado, 8 de agosto, aos 88 anos, vítima de câncer de pulmão. Chica Xavier estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A actriz é conhecida em Cabo Verde pelas actuações em várias novelas. Nascida em Salvador em 22 de janeiro de 1936, Francisca Xavier Queiroz de Jesus mudou-se para o Rio em 1953, aos 21 anos e se consagrou como actriz de teatro, TV e cinema, ao longo de uma carreira de mais de 60 anos. 

Foi uma das maiores referências da representatividade negra na arte brasileira. Chegou a receber um troféu do extinto Ministério da Cultura pelo trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira.

“Uma precursora, símbolo de gerações de actrizes e actores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem”, reagiu a TV Globo em comunicado.

Esteve na montagem de 1956 de “Orfeu da Conceição”, de Vinicius de Moraes e em novelas como “Dancin’ Days” (1978), “Pátria minha” (1994), “Cara & Coroa” (1995), “O Rei do gado” (1996) e  “Força de um desejo”. Seu trabalho mais recente na TV foi “Cheias de charme” (2012).

Chica Xavier deixa o marido, o também actor Clementino Kelé, com quem foi casada por 64 anos, com quem teve três filhos, Christina, Izabela e Clementino Junior, e três netos, Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan.

Fonte:Globo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar