COVID-19

Covid-19: Inscrição para vacinação de pessoas a partir de 45 anos até 8 de junho

As pessoas com idade igual ou superior a 45 anos têm até 8 de junho para se inscrever para a vacinação. A inscrição iniciou ontem, segunda-feira e o Director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto justificou a fixação de um prazo com a necessidade de uma melhor organização. Paralelamente, afirmou, vão ser inoculadas também todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Vacinação, nomeadamente a Polícia Nacional, as Forças Armadas, os doentes crónicos, os professores, de entre outros.

Neste sentido, Jorge Barreto lançou um apelo para que as pessoas façam a sua inscrição através da Linha Verde da Casa do Cidadão (800 2008) ou do formulário disponibilizado online no site da Covid-19 (espaço reservado a vacinas). Esta notícia chega numa altura em que 21657 pessoas já tomaram pelo menos a primeira dose de uma das vacinas disponíveis no país. “Se considerarmos a população elegível para vacinação – cerca de 395 mil com exceção das crianças que não podem receber a vacina -, significa que já temos 5,5% da população elegível inoculada com uma dose.”

A percentagem aumenta significativamente em relação às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Nesta faixa etária, refere o DNS, são 15684 as pessoas que já receberam a primeira dose. Já se contemplar os profissionais de Saúde, são 4108 vacinados, elevando a fasquia para 96,2% do previsto.  “A vacinação está a decorrer sem constrangimentos maiores e temos boas notícias relativamente a vinda de novas vacinas, no âmbito da iniciativa Covax. São 31.200 que nos irão permitir dar seguimento a vacinação.”

Jorge Barreto realçou a possibilidade de chegar mais vacinas da China.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo