Cabo Verde registou esta segunda-feira 28 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus, número que reforça a tendência de redução de novas contaminações que se verifica nos últimos dias. Destes, 10 foram notificados em São Vicente.
De acordo com o Director Nacional da Saúde, Jorge Barreto, receberam 361 amostras, que resultaram em 28 casos novos, distribuídos por Praia 2, S. Domingos 1, Santa Catarina de Santiago 2, São Miguel 8, São Vicente 10, Tarrafal de São Nicolau 4 e na Boa Vista 1. “Temos 16 caos suspeitos, dos quais 6 na Praia, 6 em S. Miguel, 1 em S. Vicente e 2 na Boa Vista”.
Estão nos isolamentos 459 pessoas, que representa 3% do total de casos de Sars-Cov2 notificados no país, acrescentou. O DNS destacou ainda as altas atribuídas esta segunda-feira, 168. “Destas, 86 na Praia, 6 em Santa Catarina, 1 em São Salvador do Mundo, 1 no Tarrafal de Santiago, 2 em S. Miguel. Ainda: S. Filipe, Mosteiros e Santa Catarina com 1 recuperado cada, 11 na R.G de Santo Antão, 1 no Paul, 14 em S. Vicente e 3 no Sal.”
Cabo Verde passa a ter um total de 13.851 pessoas que já receberam alta, que representa 96% dos casos notificados. “Neste momento temos um total acumulado de 14.451, sendo que 78% sem sintomas ou discretos e 22% com sintomas mais marcantes”, acrescentou Jorge Noel, que lamentar mais um óbito, ocorrido ontem em S. Miguel, uma pessoa com 76 anos.
No acumulado, a Covid-19 já fez 136 óbitos no país, o que nos deixa a taxa de letalidade global nos 0,94%. Estão internados nos hospitais 5 pessoas no “Agostinho Neto”, uma delas a sob ventilação mecânica; 10 no HBS, também aqui uma estava em ventilação mecaniza mas que já está a respirar por meios próprios, o que indicia uma melhoria na função respiratória.
Ainda dois doentes nos Hospital São Francisco de Assis no Fogo, dos quais um está a fazer oxigenoterapia, e 4 no Hospital Regional Santa Rita Vieira. Destes, uma encontra-se em situação mais grave. João Morais e Ramiro Figueira não têm nenhum paciente Covid-19 internados