Pub.
COVID-19
Tendência

Cabo Verde sem tolerância de ponto nos dias do Carnaval e das Cinzas

Pub.

O Governo não vai decretar tolerância de ponto nos dias do Carnaval e das Cinzas devido a pandemia da Covi-19. O propósito é evitar aglomerações de pessoas durante estes dois dias, afirmou hoje o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha. O anúncio foi feito esta manhã em conferência de imprensa proferida na Capital.

Paulo Rocha defendeu que o período que se avizinha exige a adopção de medidas específicas, fundamentadas pelo imperativo de fazer prevalecer o principio da precaução e da saúde pública. “Esta é a razão por que se decidiu, excepcionalmente, não decretar a tradicional tolerância de ponto nesta época. Decidiu-se também, por razões de saúde publica, proibir os desfiles organizados de rua, bem como as festas em espaços públicos ou fechados, promovidas no âmbito do Carnaval ou das celebrações culturais do dia de Cinzas, assim como proibir as manifestações individuais espontâneas de Carnaval, sempre que fomentarem aglomeração.”

Publicidade

O governante explicou ainda que os convívios nas residências particulares, no quadro das comemorações da quarta-feira de Cinzas, apesar de não serem proibidas, devem acontecer num contexto restrito, de natureza familiar, por forma a minimizar os riscos de propagação.

Com estas medidas o Governo espera evitar aglomerações e também a mobilidade de pessoas no dia do Carnaval e quarta-feira de Cinzas. “Estamos cientes de que a parte cultural é bastante forte, está no intimo de todos os cabo-verdianos as festas de Carnaval e de Cinzas. Mas o Governo lança um apelo para, nestes dias, ficarmos em casa e evitarmos a propagação do vírus. Notamos que neste momento há uma tendência de crescimento, particularmente na Praia, de modo a evitar o agravamento, sobretudo devido a preocupação com a mobilidade.”

Publicidade

Sobre este particular, Paulo Rocha alega que, todos os anos, há uma intensa movimentação de pessoas da cidade da Praia para o interior e vice-versa. Deste modo, diz, o Governo quer evitar que se esteja a transportar o vírus para outras localidades, o que, a seu ver, criaria uma situação muito grave. O Governo, pela voz do MAI, emitiu ainda orientações às autoridades para, no domínio da fiscalização, reforçarem as acções, tendo em vista o cumprimento das regras em vigor, nomeadamente os horários de funcionamento dos estabelecimentos, atendendo ao evoluir da pandemia, em particular em S. Vicente e na cidade da Praia.

Refira-se que o Observatório da Cidadania Activa já havia defendido essa medida e pedido ao Governo que evitasse a tolerância de ponto nesses dias para impedir o alastramento da pandemia.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo