O artista plástico mindelense Severo Delgado inicia hoje a vaga de actuações online de um grupo de cem artistas escolhidos pelo Ministério da Cultura para ajudar a classe e entreter as famílias retidas em casa no âmbito do Estado de Emergência. A performance de Severo, e de todos os restantes artistas, pode ser seguida a partir das 18 horas nas redes sociais Instagram (instagram.com/enpalco100artistas/) e Facebook (facebook.com/enpalco100artistas/). O palco será depois assumido pelo músico Eskerdinha, também de S. Vicente, cabendo ao dançarino santiaguense Djam Neguin a responsabilidade de fechar o primeiro dia desta série de espectáculos virtuais.
A lista dos cem artistas escolhidos já está disponível na internet e, como explica o MCIC, o objectivo primordial dessa intervenção é a transferência directa de rendimento para criadores e intérpretes com residência fixa em Cabo Verde e que vivem exclusivamente da arte. Esse plano foi motivado pela ameaça do Covid-19, que levou várias unidades turísticas a encerrar as portas e ao cancelamento de espectáculos, situação que acaba por afectar o rendimento de artesãos, músicos, dançarinos… Conforme o Ministério da Cultura, o Governo está ciente do papel da arte e da cultura na formação do cidadão pelo que decidiu estabelecer essa medida de protecção social à classe artística, que, acrescenta, pode dar um grande contributo neste momento delicado e excepcional vivido em Cabo Verde e no mundo.
Participam do concerto #EnPalco100Artistas artistas e criadores de seis áreas: artes cénicas, música, dança, artes plásticas, stand up comedy e literatura/slam.