B4Cultura

Bolsa de Acesso à Cultura com 72 projectos seleccionados: MC assina com 30 escolas e associações da Praia

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, presidiu na manhã  de hoje, 22, ao ato de assinatura de 30 escolas, associações e ong’s da cidade da Praia selecionadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura). São os primeiros dos 72 contratos para atribuição de apoio financeiro do programa, após o anuncio dos seleccionados para este ano, dos quais cinco são de São Vicente. 

Em nota publicada na sua página no facebook, o Governo explica que, através do MCIC, tem trabalhado de forma a garantir que a população com menos recurso faça parte da “fruição da arte” no país, através do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BACultura). Este programa, prossegue, tem como base o financiamento das propinas dos alunos com baixo poder económico, para a frequência de aulas de arte, desde atelier e workshops de pintura, dança, música e teatro e, também, dar sustentabilidade às pequenas escolas de ensino artístico.

É neste sentido que a coordenadora do BACultura, Indira Lima, assinou na manhã de hoje contratos com representantes das 30 escolas/associações/ong’s selecionadas da cidade da Praia.

Estes fazem parte de um total de 72 candidaturas aprovadas, do Porto Novo, São Vicente, Ribeira Brava de São Nicolau, Sal, Maio, Santiago, Fogo e Brava.Teatro, dança, música, fotografia, artes plásticas/reciclagem, artesanato, artes cénicas, dança, culinária, desenho e pintura, tabanca, artes em cabedal, costura, cestaria, panificação, rendas e bordados são as áreas dos projectos seleccionados. 

O Programa Bolsa de Acesso à Cultura, refira-se, foi implementado pelo Ministério da Cultura com objectivo de dar acesso e massificar o ensino das artes em Cabo Verde.  No quadro deste programa, o MCIC financia propinas e garante a sustentabilidade das iniciativas escolares de ensino artístico. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar