B4Social

Fortes rajadas de vento derrubam dois contentores de 40 e 20 pés no Porto Grande

As fortes rajadas de vento que se faziam sentir na tarde de ontem na ilha de São Vicente conseguiram derrubar um contentor de 40 pés e um outro de 20 pés, que estavam empilhados no parque do Porto Grande. A lamentar apenas danos materiais. 

Ao que conseguimos apurar, o vento soprava muito fresco na ilha de S. Vicente. Dados do aeroporto Cesária Évora, em S. Pedro indicam que na tarde de ontem houve picos de 48 Nós, cerca de 90 km/h. À noite baixou ligeiramente para 44 Nós, ou seja, em torno de 80 km/h. A Enapor confirma que as rajadas de vento arrastaram pelo menos dois contentores de 40 toneladas.

“Uma forte rajada de vento derrubou dois contentores que estavam empilhados no terceiro nível. Nesta altura, por causa do estado do tempo, estávamos a fazer a movimentação destes contentores para evitar acidentes. Mas ainda não tínhamos chegado nesta parte do terminal. Felizmente há apenas danos materiais registar”, explica a assessora de imprensa.

Os dois contentores ficaram amolgados. A força do embate causou fissuras no piso do Parque de Contentores do Porto Grande. Também por causa do vento forte e da fraca visibilidade resultante da bruma-seca, o IMP emitiu um comunicado informando os armadores, proprietários, patrões e pescadores que, por razoes de segurança, decidiu interditar a saída para o mar botes e embarcações de de boca aberta, a nível nacional.

De referir que a previsão do tempo para hoje aponta para uma ligeira melhoria, com o vento a soprar moderado a fresco – 28-38 km/h -, temporariamente muito fresco (44 Nós/h). Mas a tendência é para uma redução gradual ao longo do dia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. É fácil provar o dolo e negligência do Porto: os cargueiros enfrentam ventos muito maus intensos e com maior pilha de contentores e nem por isso é considerado normal andarem por aí a perderem contentores. Porquê? Porque colocam os pinos de segurança Sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar