Pub.
Pub.
AtualidadeB6

Covid-19: Boa Vista tem sete ventiladores

Boa Vista possui sete ventiladores, dos quais dois pertencem ao sector privado, revelou o Director Nacional da Saúde, respondendo as indagações dos jornalistas sobre a capacidade de resposta do país em termos deste equipamento. As dúvidas surgiram na sequência da visita da directora regional da Organização Mundial da Saúde, Matshidiso Moeti, ao Hospital Agostinho Neto, para se inteirar das condições de funcionamento daquele estabelecimento hospitalar e o número exacto de ventiladores existentes.

Para além dos sete na ilha da Boa Vista, Artur Correia confirmou que existem no HAN quatro ventiladores no espaço onde estão os casos positivos do novo coronavírus, mais três no Serviço Neo Natal e três no Banco de Urgência. “Os 50 ventiladores de que falamos são a nível nacional e nem todos estão nas estruturas de Saúde. Temos de gerir o Stock, mas estão previstos a vinda de mais”, garantiu o Director Nacional da Saúde.

Publicidade

Relativamente a vinda dos técnicos chineses e cubanos para apoiar Cabo Verde na luta contra o covid-19, Correia informou que está para “muito breve”. Aproveitou para lembra que esta decisão foi tomada antes da confirmação dos casos da Boa Vista e faz parte da planificação do serviço.

“Por enquanto, estamos a aguentar muito bem esta carga de trabalho. Reforçamos Boa Vista com mais seis médicos e quatro enfermeiros, precisamente porque o trabalho é muito e o pessoal da Delegacia de Saúde sozinho não daria conta. Ainda estamos a mobilizar recursos humanos que temos nos concelhos para fazer face a esta ilha. Assim como também reforçamos S. Vicente com mais um medico epidemiologista.”

Publicidade

Sobre as autorizações para deslocação entre as ilhas – tem havido noticias pessoas a viajarem nos barcos de combustível – o DNS garantiu que neste momento ninguém entra, ninguém saí, excepto se for clandestino. Neste caso, as autoridades estão a fazer os possíveis para as evitar  porque  podem perigar as outras ilhas, dependendo de onde estes vêm.

Quando isso acontece, afirma, as autoridades têm sido alertadas pela própria população. Rapidamente é accionado o confinamento domiciliar e as autoridades policias e da Protecção Civil para actuarem. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo