AtualidadeC1

Mais 40 casos de Covid-19 em Cabo Verde: Dois infectados são da ilha de S. Vicente

O boletim epidemiológico enviado há instantes pelo ministério da Saúde indica que foram encontrados dois casos positivos de Covid-19 em S. Vicente. Além disso, um terceiro teste deu resultado negativo. Essa autoridade sanitária não avança se esses casos são ou não de transmissão comunitária, mas a RCV acabou por confirmar que se tratam de infecções passadas localmente. Esse órgão acrescenta que estão neste momento 12 pessoas em isolamento no Centro de Estágio e que a Delegacia de Saúde já está no terreno a tentar identificar contactos dos dois infectados e das pessoas em isolamento.

Aliás, o Mindelinsite já tinha noticiado a possibilidade de estarem duas pessoas infectadas em S. Vicente, isto é um agente da PN e um passageiro vindo da ilha do Sal. No entanto, foi impossível abordar o Delegado da Saúde e a directora do Hospital Baptista de Sousa para confirmar dados chegados à nossa redação de várias fontes e que davam conta de serem casos de transmissão comunitária.

O comunicado do Ministério da Saúde de hoje especifica que os exames realizados hoje nos laboratórios do Mindelo e da Praia possibilitaram a descoberta de mais 40 pessoas infectadas pelo coronavírus em Cabo Verde, sendo 22 no Sal, 2 em S. Vicente, 6 na cidade da Praia, 7 na Ribeira Grande de Santiago e 3 em Santa Catarina.

Os laboratórios examinaram 253 amostras, 94 das quais em S. Vicente, que resultaram nos 40 casos positivos, 170 negativos, 10 pendentes e 33 resultados de seguimento de doentes sem alterações no seu quadro clínico. Destes, dois foram feitos a pacientes acompanhados na ilha do Sal e 31 nos concelhos da Praia e de Santa Cruz.

Deste modo, Cabo Verde aumenta a quantidade de contaminados para 986 casos acumulados de Covid-19. Os doentes com infecção activa continuam em isolamento e um deles, conforme o Ministério da Saúde, encontra-se em estado considerado grave.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo