Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

IPIAAM organiza semana da segurança operacional na aviação civil, com presença de instituições africanas, europeias e norte-americanas

A segurança operacional na aviação civil estará em debate na ilha do Sal de 11 a 15 de abril. A organização do evento é da responsabilidade do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM), em parceria com a BAGAIA (Banjul Accord Group Accident Investigation Agency), data em que decorrerá a sétima reunião da comissão do acordo de Banjul, sediada em Cabo Verde.

A semana da segurança operacional, conforme comunicado do IPIAAM, pretende envolver todo o sector aeronáutico com a finalidade de promover o debate, o diálogo e criar sinergias entre os diferentes interventores sobre o seu papel em concreto na segurança das operações no domínio da aviação civil, através da partilha de conhecimento e experiência.

Publicidade

Este encontro, prossegue a nota, irá concentrar na ilha do Sal conceituados especialistas da indústria aeronáutica regional e internacional, com destaque para os sete países africanos membros da Agência de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Grupo de Banjul (BAGAIA), ou seja, Cabo Verde, Guiné Conacri, Gâmbia, Gana, Libéria, Nigéria, Serra Leoa. Além disso estarão presentes técnicos representantes da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), dos Estados Unidos da América, a National Transportation Safety Board (NTSB) e a Transportation Security Administration (TSA), a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários de Portugal e instituições diversas, dentre as quais a Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

“Para uma eficiente actuação do IPIAAM no sector aeronáutico, a instituição deve promover um ambiente favorável em todo o sistema de aviação civil, em particular, junto dos operadores, por forma a que estes reconheçam a sua importância e atribuições em matéria de prevenção de acidentes”, refere o instituto, que prevê implementar a semana da segurança aeronáuticica como um evento periódico de referência no sector aeronáutico.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo