Pub.
Pub.
Atualidade

INCV também pede aval para financiar construção de gráfica de segurança

A Imprensa Nacional também já tem o aval do Estado de Cabo Verde, através da Direcção Geral do Tesouro, para garantia de um empréstimo junto do Banco Comercial do Atlântico (BCA), no valor de 250 milhões de escudos, para financiar a construção de uma gráfica de segurança. O prazo do aval é de dez anos, em conformidade com a data de maturidade do financiamento. 

Conforme a resolução publicada no Boletim Oficial ontem, a INCV traçou a implementação de uma gráfica de segurança como uma das suas metas estratégicas, tendo em consideração os objectivos do Estado, enquanto accionista, relativamente à modernização e reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental no país. 

Publicidade

Neste sentido, prossegue, desenvolveu-se o projecto Gestdoc, que permite produzir e personalizar de forma segura, ágil e autônoma os documentos de identificação nacionais, nomeadamente Cartão Nacional de identidade (CNI), Título de Residência para Estrangeiros (TRE) e Passaporte Electrónico. 

“Os equipamentos necessários para implementação deste projecto, bem com mas maquinarias e formação referentes ao centro de personalização dos documentos de segurança já contam com um financiamento externo, porem o mesmo não contempla a construção do edifício que albergará a referida gráfica de segurança”, refere. 

Publicidade

Por isso, a INCV decidiu recorrer a este empréstimo bancário para financiar a construção desta gráfica de segurança, no valor de 253 milhões de escudos. Pedido este que foi acatado pelo Governo, que autorizou a Direcção Geral do Tesouro a conceder o referido aval do Estado. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo