Pub.
Pub.
AtualidadeB1

Covid-19: Artur Correia volta a alertar para possibilidade de haver mais óbitos na Praia

O Director Nacional da Saúde voltou a chamar atenção para a possibilidade de haver mais óbitos na cidade da Praia, com a tendência de surgimento de 10 a 11 casos diários em média de Covid-19. Como alertou Artur Correia, com o aumento dos infectados dispara também a possibilidade de surgirem mais doentes graves. Este lembra que a tendência mundial aponta para 5 por cento dos pacientes desenvolverem um quadro clínico preocupante e precisam da intervenção dos hospitais centrais. A resolução do problema, frisa, está nas mãos das autoridades sanitárias, mas também no comportamento de cada indivíduo.

Esta mensagem, que já começa a ter cabelos brancos, parece não estar a surtir o efeito desejado com tantos relatos de pessoas que não andam a cumprir as regras do Estado de Emergência por diversos motivos. A verdade é que a urbe mais populosa de Cabo Verde já tem 124 dos 186 infectados oficiais anunciados até hoje e, conforme Correia, as previsões apontam para mais casos nos próximos tempos, por causa das 218 amostras à espera de exames. A ilha da Boa Vista é responsável por 30 por cento do total de infectados, mas há já alguns dias que não tem surgido mais casos e vários pacientes já receberam alta. 

Publicidade

Estão neste momento 145 doentes em isolamento, sendo 123 na Praia, 19 na Boa Vista, 2 no Tarrafal de Santiago e 1 em S. Vicente.  No caso da ilha do Porto Grande, a única paciente já fez um exame que deu resultado negativo e aguarda a segunda análise para poder receber alta. 

São 451 o número de pessoas em quarentena e 37 a quantidade de casos recuperados. Hoje foi anunciado o surgimento de 11 novos casos na Praia e há 1 pessoa suspeita em S. Filipe do Fogo.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo