A cidade do Mindelo vai ganhar a partir de hoje, quinta-feira, um novo espaço destinado ao treino físico, mas com um conceito diferente dos ginásios tradicionais. O Armazem Fit, explica a gestora Marlyne Martins, tem como linha de actuação o exercício com peso livre para proporcionar aquilo que ela chama de “consciência corporal”. Deste modo dispensa o uso de máquinas, incentivando os praticantes a trabalharem com o peso do corpo ou com recurso a barras e halteres para poderem “escutar” o próprio físico. Esta é uma forma, segundo Marlyne, de as pessoas evitarem potenciais lesões musculares.
“Concebemos um lugar para as pessoas treinarem com prazer, sempre sintonizadas com as reações do próprio corpo. Além da prática do exercício físico, incentivamos as pessoas a fazerem consultas em clínicas nossas parceiras e a consumirem alimentos saudáveis”, adianta essa jovem instrutora de Yoga.
A ideia do treino livre é levar os praticantes a trabalhar o quanto possível sob orientação de um instrutor. Aliás, Marlyne conta que teve a ideia de abrir o Armazém Fit após participar num treino e notar que o instrutor não corrigia a postura das pessoas.
“Já dispomos de cinco instrutores com licenciatura. Teremos sempre dois instrutores permanentes no espaço para as aulas de grupo e de peso livre. Queremos que as pessoas façam os exercícios de forma correcta, sempre com orientação e acompanhamento”, salienta essa gestora, que tem ainda nos seus planos trazer professores para dar formação a pessoal interessado em ser instrutor físico em S. Vicente. Como diz, há muita gente interessada nessa área, mas que não tem como fazer um curso no estrangeiro.
Situado no espaço comercial Columbim, o “Armazém Fit” será aberto hoje ao público pelas 18 horas, mas vai começar a funcionar na próxima segunda-feira. Haverá uma degustação de produtos saudáveis que serão vendidos no espaço e os 10 primeiros inscritos ganham como prémio uma consulta de clínica geral. Os preços oscilam entre os mil e três mil escudos, dependendo do pacote adquirido.