A Unitel T+ e a Unitel SPT formalizaram ontem um acordo com a empresa espanhola IZERTIS que vai catapultar a oferta de serviços das duas operadoras de telecomunicações tanto em Cabo Verde como em São Tomé e Príncipe. O protocolo visa desenvolver uma proposta conjunta dessas três companhias virada para o sector do turismo nos dois países africanos. Em paralelo, essa parceria tem o objectivo de tornar a Unitel T+ e a Unitel STP operadoras globais e a IZERTIS como integradora de referência no sector hoteleiro dos mercados cabo-verdiano e são-tomense. Deste modo, essa aliança abrange o fornecimento, operação e manutenção de tecnologias de informação e comunicação nas áreas do turismo, da banca e do comércio.
A iniciativa visa envolver o próprio Governo e o NOSI. O foco é projectar e implementar soluções tecnológicas e serviços de consultoria no campo da transformação e inovação digital. Esse modelo de colaboração permitirá à Unitel T+ e Unitel STP comercializar todo o portfolio de produtos e serviços da IZERTIS e ainda criar uma plataforma digital que promova e dinamize o comércio.
“Enquanto Unitel estamos satisfeiros. A empresa tem como ambição fazer uma transição para operadora mais global. Tendo este objectivo em mente, tivemos de procurar parceiros-referências. Neste sentido, a IZERTIS destaca-se como uma grande parceira porque tem uma capacidade integradora de serviços muito alargada”, frisou o Director-Geral e Administrador da Unitel. Conforme Inoweze Dias Ferreira, a Unitel tem uma experiência no continente africano, a IZERTIS tem dado provas na América Latina, e o mais interessante é que esta companhia espanhola decidiu entrar em África usando as portas de Cabo Verde e São Tomé. Esta estratégia, referiu Dias Ferreira, é uma honra para a Unitel, enquanto operadora que pretende transformar a sociedade cabo-verdiana, ajudando o mercado a ter uma economia mais digital.
Para Pablo Martín Rodriguez, esse acordo constitui um enorme orgulho. Como realçou o representante da IZERTIS, a empresa pretende com esse acto desenvolver o mercado da África Ocidental, utilizando Cabo Verde como base, país onde a companhia espanhola tem vindo a trabalhar há alguns anos. “Decidimos dar mais um passo no sentido de uma implantação maior no país, com a intenção de estabelecer novos serviços tecnológicos”, referiu o gestor espanhol, realçando que a IZERTIS tem presença física em sete países e presta serviço a 40 no mundo inteiro. Este afirma que a experiência da companhia em África tem sido “muito positiva” e diz acreditar que as coisas vão melhorar com a parceria da Unitel.