AtualidadeB1Uncategorized

Sistema de Vigilância eficaz na detecção precoce dos casos de covid -19

O Director Nacional de Saúde garante que o Sistema de Vigilância Sanitária está a funcionar muito bem e está a ser eficaz na detecção precoce dos casos suspeitos de coronavirus em Cabo Verde. Artur Correia fez esta declaração na conferencia de imprensa proferida pelo ministro da Saúde hoje na cidade Praia, em que se confirmou o primeiro caso importado de covid-19 na capital. 

Correia sinalizou este caso em concreto para testar a eficácia do Sistema Nacional de Vigilância que “tem dado provas”. “Este caso que apareceu é importado. Mas é a primeira vez que temos um caso importado por um cabo-verdiano e o primeiro na cidade da Praia.  Foi detectado – estamos a falar de uma pessoa que estava em isolamento domiciliar e que chegou no país antes da medida do Governo de quarentena obrigatória -, medidas adoptadas e o resultados aos testes foram conhecidos no mesmo dia”, exemplificou. 

Este mesmo cuidado está a ser dispensado às 200 pessoas repatriadas do estrangeiro – EUA, Portugal e Brasil – e que chegaram ontem no país. De acordo com o DNS, estas pessoas estão colocadas em hotéis na cidade da Praia e na ilha do Sal e têm acompanhamento próximo, assim como foi feito ao cidadão, residente em São Filipe e que testou positivo para o covid. 

Paralelamente, foi reforçado a Linha Verde – 800 11 12 – com mais três profissionais de saúde que, segundo Correia, têm a responsabilidade de fazer a triagem dos casos que são repassados aos médicos na retaguarda. “A partir de amanhã pretendemos introduzir nesta linha de apoio com Psicólogos. Temos nesta linha, em primeiro lugar, os enfermeiros, que vão ser apoiados por Psicólogos da rede pública de todo o pais e que se prontificaram a dar o apoio necessários aos profissionais de saúde, mas também às pessoas que estão em seguimento e a população em geral”, assevera. 

Isso porque, no entender de Artur Correia, a situação resultante do coronavírus e a consequente mediatização a nível internacional causa ansiedade nas pessoas. A ideia é fazer com que as pessoas vivenciam este período conturbado com serenidade e acatem as medidas anunciadas pelo ministério da saúde e pelo Governo. 

Quanto aos óbitos por coronavirus, o DNS informa que as delegacias de saúde em todas as ilhas já têm na sua posse as as normas e procedimentos que devem ser seguidas. Estas indicam, por exemplo, que os funerais das vitimas do covid -19 devem ser assistidos por no máximo 20 pessoas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Hola pessoal boa tarde uke k um kre alerta pessoal e pa ca entra em panico pa ca sinti medo pq kes dos cosa li kte tchób sigui pa frente. Evita contacto mante distancia lava mon sempre ou usa sanitizer. Ca sai na rua so catem necessidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar