Social
Tendência

Prevenção ao suicídio: “Sê kel k bo ê” já encaminhou vários jovens para consultas de psicologia

Os artistas Djam Neguin e Batchart sao os pivots de uma campanha que visa combater o suicídio em Cabo Verde principalmente na juventude. Intitulado Sê Kel K Bo Ê – Setembro Amarelo, o projecto foi concebido por Neguin, mas inicialmente tinha uma vertente mais sócio-artístico. A ideia inicial era lançar uma música com pendor motivacional para apoiar as pessoas afectadas pelas privações próprias deste período da pandemia ao nível financeiro, social, profissional… Entretanto, por surgir em Setembro, mês da prevenção ao suicídio, o projecto acabou por abraçar essa causa e ganhar outra amplitude. 

Desde o dia 10 de Setembro, segundo Djam Neguin, que a campanha está em curso e a reacção tem sido bastante positiva. “Recebemos feed back todos os dias e temos estado a encaminhar várias pessoas para consultas de psicologia”, informa esse artista. Segundo Neguin, o projecto actua neste momento em três frentes: nas redes sociais, onde foi lançada uma página em colaboração com os parceiros; no contacto directo com a população com apoio técnico; através da música “Se kel ki bo e”, o hino da campanha.

A campanha decorre de 10 de Setembro a 10 de Outubro e tem como aliados institucionais a Cruz Vermelha, o Gabinete da Presidência da República, o ministério da Família, o Instituto Nacional da Saúde Pública, a Garantia Seguros e a Clínica Equilíbrio, que disponibiliza serviço de psicologia. Durante estes dias já aconteceram debates radiofónicos, depoimentos nas redes sociais e conversas directas. Devido aos impactos até agora da campanha, a ideia é alargar a iniciativa para o resto do ano e quem sabe repeti-la no próximo ano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo