Escolha do EditorSocial
Tendência

OMCV e “Fogo’s Kinders” entregam cabazes a familiares das crianças do jardim Arco-Iris

A OMCV e a fundação Fogo’s Kinders distribuíram um conjunto de cabazes alimentares para as famílias das crianças inscritas no jardim Arco-Íris, em São Vicente. Além de alimentos básicos e essenciais para o desenvolvimento das crianças sinalizadas, houve kits de higiene bocal, como continuidade do trabalho que esta associação tem vindo a fazer nesta ilha. Esta que é a segunda leva de apoio com cabazes alimentares, entregues por esta associação formada por alemãs e cabo-verdianos.

“No período de quarentena a Associação tinha entregado 25 cabazes alimentares para as crianças do jardim da Bela Vista”, explica a delegada da OMCV em São Vicente, Fátima Balbina.

Ao longo dos anos, o apoio tem tido como principal foco a higiene oral das crianças e quinzenalmente a ativista Samira Alves se desloca para os jardins para sessões de esclarecimentos. Por causa da pandemia esta prática foi interrompida, porém a associação ofereceu uma TV para que fosse possível passar um programa de higiene oral para as crianças, gravado por Alves.

Entretanto, o apoio ultrapassa a saúde bocal das crianças, já que a Fogo’s Kinders contribui para o funcionamento do jardim Arco Íris. “Temos um protocolo de três anos assinado para ajudarem no funcionamento do jardim e, através de um dos membros da associação, conseguimos ajuda de um grupo chamado Lines Clube, da Alemanha, que comparticipa com o salário dos funcionários do jardim da Bela Vista“, adianta Fátima Balbina.

Há cerca de três semanas a Fogo’s Kinders conseguiu na Alemanha novos apoios para as crianças já que os parceiros viram que “as ajudas estão a ser aproveitadas”. Fátima Balbina realça ainda o princípio de continuidade porque as  crianças que transitaram para o primário continuaram a beneficiar das ajudas que recebiam dantes.

Esta associação que nasceu na ilha do Fogo, or iniciativa de uma dentista, com o marido, engajou-se em projetos em São Vicente desde 2016, quando alguns membros passaram a residir nesta ilha. Com a OMCV passou a trabalhar no projeto de saúde bocal com o jardim Arco Íris, Infância Feliz e outros jardins na ilha. A Fogo’s Kinders era a associação que propôs a ampliação do jardim Arco Íris, no terreno que a câmara municipal vendeu para outro particular.

Mike, um dos fundadores e atual contabilista da Fogo’s Kinders, explica que antes focavam essencialmente nos trabalhos ligados à saúde bocal, mas que depois da erupção de 2014/2015 procuraram ajudas diversas para os deslocados. E desde aí, conta, os apoios têm sido mais vastos e diversificados. Garante que, devido a qualidade do trabalho que têm desenvolvido com a OMCV, esta parceria terá continuidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo