Pub.
Social
Tendência

Lançado para promover equilíbrio físico e mental, projecto “FitCV” prepara versão 2.0 com o slogan Visão Zero Suicídio

Pub.

Zanú Alves e Sebastian Kruse, os mentores do projecto FitCV – vocacionado para promover o equilíbrio físico e mental através do desporto – estão a programar o lançamento em 2024 da versão 2.0 desta iniciativa, tendo por base o slogan Visão Zero Suicídio. O objectivo primordial é agir na crise mental generalizada de modo a ajudar Cabo Verde a zerar a taxa de suicídio, país onde acontece uma morte por esta prática a cada semana.

“Esta iniciativa foi motivada pelo facto de termos em Cabo Verde um elevado número de suicídio”, acentua Sebastian Kruse, 32 anos, para quem a sociedade não pode voltar as costas a esse inquietante fenómeno. Coach Sebastian refere, aliás, que já perdeu um familiar por conta do suicídio e este tema foi uma das principais preocupações sociais relatadas no contacto com as pessoas, desde que regressou da Suécia, onde nasceu, para residir em Cabo Verde.

Publicidade

Zanú Alves, 28 anos, reforça que este assunto esteve sempre em pauta nas conversas com o parceiro. Para esta jovem formada em Biologia, as notícias sobre os suicídios se tornaram demasiado frequentes em C. Verde, um país que antes era conhecido pelo slogan “no stress”, mas onde agora os números da depressão e ansiedade assustam. “Isto está a tornar-se ridicularmente preocupante”, considera a jovem, que se lembra de estar a almoçar e receber um telefonema da mãe anunciando, com tristeza, o suicídio de um aluno. Ela que chegou a perder uma amiga no ano passado nessas mesmas circunstâncias.

Decidida a agir, a dupla concebeu um projecto com o fito de motivar as pessoas a levarem uma vida saudável e se sentirem também apoiadas por outras. Deste modo, decidiram lançar um desafio de 30 dias na internet, em janeiro de 2023, que apelava à criação de uma comunidade online onde os membros pudessem assistir vídeos de treinos e de carácter motivacional, alguns até com o envolvimento de artistas, e ao mesmo tempo interagirem para ajudarem entre si.

Publicidade

O resultado foi o nascimento de uma “família” com mais de mil membros, que, segundo Zanú, conseguiu engatilhar a sua dinâmica. Nesse espaço virtual tem havido testemunhos reais dos participantes sobre os seus dramas pessoais e já foi realizada uma sessão de treinos com os membros residentes em S. Vicente no parque de estacionamento da Enapor. “Foi uma convivência incrível, recheada de energia”, considera Zanú, acentuando que a comunidade não é uma zona de competição, mas sim de interajuda, onde os membros podem fazer os seus desabafos, motivar e serem motivados a, por exemplo, adoptar o desporto no seu estilo de vida.

Após quase um ano de teste, Zanú e Sebastian decidiram que vale a pena darem um passo mais audacioso. Decidiram, então, lançar a versão 2.0 de FitCV a partir de janeiro de 2024. O grande desafio é ajudar a zerar a taxa de suicídio em Cabo Verde. Pretendem perseguir essa nobre meta promovendo palestras, workshops, dinâmicas de grupo, provocar conversas com estudantes dos ensinos secundário e superior, ir para as empresas e instituições interessadas em investir no bem-estar dos seus recursos humanos.

Publicidade

No entanto, as redes sociais vão continuar a ser uma das ferramentas mais poderosas do projecto. Através destas plataformas, diz Zanú, conseguem atingir qualquer pessoa, onde estiver. “A nossa visão é ampla, queremos estar com toda a gente, por isso não podemos descurar o poder da internet e das redes sociais”, frisa esta jovem conhecida pelo seu dinamismo e positivismo.

O projecto está também a ser apoiado por artistas diversos, tendo já lançado vídeos de treinos com Elly Paris, Fatú Djakité, Diego, Mark Delman, Hilário, Kailoni, Mohombi… FitCV, segundo os mentores, está aberto a outras parcerias.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo