Pub.
Social
Tendência

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias oferece equipamentos didácticos à Adevic para ensino de deficientes visuais

Pub.

A Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias em São Vicente entregou ontem um conjunto de materiais e equipamentos didácticos à Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde – Adevic, avaliados em 794 contos. A oferta consistiu em seis máquinas de Parking Braile, 1 projector, 3 computadores portáteis, 1 leitor autónomo, 40 lentes graduados, bengalas brancas e pautas para escrita braile, que serão usados numa escola de alfabetização a ser aberta pela referida entidade.

Este é um projecto antigo que, segundo Luís Silva, responsável da Adevic no Mindelo, ganha mais corpo graças ao envolvimento da referida igreja. No acto de entrega do lote de equipamentos, Luís Silva adiantou que seis alunos já estão a receber aulas com um técnico ao nível da escrita e da leitura, sendo três de manhã e três à tarde. Este é um passo que, diz, não pretende competir com o ensino regular, mas sim ajudar os invisuais a terem mais autonomia.

Publicidade

Essa oferta, para Luís Silva, vai dar continuidade ao esforço de integração das pessoas com deficiência visual na cidade do Mindelo. E, do seu ponto de vista, um dos instrumentos essenciais nesse processo é a bengala. “Quando tiverem uma bengala e forem ensinados a usar este instrumento, os invisuais podem ir para onde quiserem, nomeadamente para os centros de saúde, caminhar pela comunidade e a cidade, visitar familiares…”, ilustra esse delegado da Adevic, salientando que esta não é a primeira vez que a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias auxilia a associação.

Desta vez, segundo Elton Sequeira, a Igreja foi abordada pela Adevic e informada das necessidades da associação em equipamentos e materiais didácticos. Tendo em conta a importância social do projecto, diz, a Igreja decidiu apoiar a associação, tal como tem vindo a fazer com outras instituições. “Fizemos isso inspirados em Jesus Cristo, que no passado deu visão aos invisuais e ajudou os mais necessitados. Hoje também seguimos essas pisadas, nomeadamente com as associações que trabalham com pessoas deficientes”, explicou o representante da IJCSUD perante dezenas de membros da Adevic que compareceram à cerimónia realizada no centro social do Madeiralzim.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo