Pub.
Social
Tendência

Dupla Kiki e Fidalga ensina segurança na estrada a crianças e quer levar projecto a todas as escolas do ensino básico de S. Vicente

Pub.

Crianças do ensino básico da ilha de S. Vicente estão a aprender noções do trânsito a partir de um projecto teatral montado pela dupla de comediantes Kiki Andrade e Ricardo Fidalga intitulado Segurança na Estrada. Ontem, a peça foi apresentada a alunos da escola Padre Cristiano, em Chã d’Alecrim, que ficaram a par de algumas situações que podem constituir perigo e infração ao Código de Estrada, como, por exemplo, andar de moto sem capacete, estar sentado na cadeira do lado do condutor – se tem menos de 10 anos -, fazer manobras perigosas com bicicletas, como levantar a roda dianteira numa via de circulação rodoviária…

Na cena, Kiki fez o papel de Tiago, um menino de seis anos que gosta de jogar à bola no meio da estrada, e Fidalga o de um agente da polícia de trânsito. Os dois encetam um diálogo onde são revelados comportamentos perigosos para a criança, que vai recebendo conselhos do policial. A peça é interactiva, pelo que os alunos são estimulados a responder a perguntas simples, mas de extrema importância para a segurança. “Vamos criando situações para entenderem os riscos e poderem também chamar a atenção aos pais. Todos sabemos que quando uma criança adverte um adulto isto tem um forte impacto”, diz Kiki Andrade.

Publicidade

A intenção é levar a peça a todas as escolas do ensino básico de S. Vicente. Até agora estiveram na escola Aurélio Gonçalves e Padre Cristiano e já estão programadas apresentenções na Aldeia SOS, Mestre Baptista e Escola Portuguesa nos próximos dias. “Queremos apelar às empresas que patrocinem uma escola para podermos levar esta peça educativa a todos os estabelecimentos”, pede Kiki Andrade.

Da experiência adquirida até agora, este humorista constatou a necessidade de o tema da segurança rodoviária constar do programa das escolas do ensino básico. Como diz, há crianças com alguma noção sobre o assunto, outras nem tanto. Na sua opinião, este tipo de questão é mais debatido em casa do que nas escolas, o que lamenta.

Publicidade

O projecto nasceu na ilha de S. Nicolau em 2023 e foi escolhido no âmbito de um edital do Ministério da Cultura. O tema mereceu destaque entre vários outros colocados por essa dupla em cima da mesa. Segundo Kiki, acabou por ser o escolhido devido a quantidade de acidentes que ocorrem nas estradas com crianças menores de dez anos.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo