Social

Baia das Gatas: PN parabeniza público e fala em poucas ocorrências

A Polícia Nacional faz balanço positivo da Operação de Segurança do Festival da Baía das Gatas, posta em pràtica desde as 14 horas do dia 12 até às 16 horas do dia 15 e elogia o comportamento do público por conta das poucas ocorrências registadas, sendo a mais grave um acidente de viação envolvendo um veiculo ligeiro e um autocarro, que resultou em dois feridos graves. 

De acordo com o Comandante da Esquadra de Investigação e Combate à Criminalidade, foram registadas 19 denúncias, das quais 15 por furtos na pessoa, tenda e viaturas, um crime VBG, danos numa viatura e burla. “Detivemos e apresentamos ao Ministério Público dez pessoas: uma por detenção e porte ilegal de arma – pistola 6.35 – e produtos que se presume ser estupefacientes; uma detenção por posse e burla com nota com valor facial de cinco mil escudos, duas por posse de estupefaciente e uma por posse de arma branca”, informa Aprigio Stock Zego. 

Foram efectuadas apreensões de arma de fogo e arma branca, nota falsa e de diversas doses de estupefacientes. Enquanto a nível do trânsito foram fiscalizadas 108 viaturas. “Contabilizamos sete acidentes, dos quais 1 com dois feridos graves. Fizemos duas detenções, uma por condução sem habilitação legal e outra por condução sob efeito de álcool, resultante da aplicação de um teste”

Apresentadas como novidade para este festival de música, segundo Zego, as câmaras de vídeo-vigilância monitoraram toda a área envolvente e ajudaram a projectar as forças onde era necessário e susceptível de ocorrerem ilícitos ou incivilidades. “Ajudaram-nos a prevenir algumas situações e auxiliaram na detenção de suspeitos. Por exemplo, no caso da detenção por porte ilegal de arma, o agente que estava a monitorar as câmaras viu o comportamento suspeito do indivíduo e accionou a equipa mais próxima, que fez a abordagem que resultou na detenção e apreensão da arma.” 

Por tudo isto, a PN faz um balanço positivo, realçando que, dado ao grande público que esteve na Baía, as ocorrências foram inferior às registadas em 2019. Ajudou muito a boa organização do espaço, a melhoria da área envolvente, a requalificação da orla e a boa iluminação pública, ressaltou o Comandate da PN. 

Na cidade do Mindelo, foram registados alguns furtos na pessoa e em residência, particularmente na zona da Ribeira Bote, mais precisamente na via de acesso a Baía. Para Zego, as pessoas aproveitaram a oportunidade, designadamente a aglomeração, para praticar pequenos furtos. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo