Pub.
Social
Tendência

Alunos da escola de Chã d´Cemitério recebem certificados e prémios em final de concurso interno de leitura

Pub.

Alunos do primeiro ao quarto ano da escola de Chã d´Cemitério participaram esta manhã na final de um concurso interno de leitura de contos, realizado em parceria com o clube Amarante. Todos os finalistas receberam certificado de participação e os três primeiros classificados de cada ano foram premiados com entrega de manuais escolares.

No total foram 24 alunos – seis estudantes de cada uma das classes do 1º ao 4º ano do estabelecimento – apurados para a fase final. Estes demonstraram as suas capacidades de leitura em primeiro lugar dentro das respectivas salas de aula para merecerem estar na finalíssima de hoje.

Publicidade

Segundo a professora Hirondina Lopes, os alunos selecionaram os contos e textos que queriam ler, com a ajuda dos professores, mediante algumas instruções. “Tinham que escolher textos não muito curtos nem extensos e com frases que lhes permitissem fazer pausas e entoações para que fossem avaliados”, ilustra a docente, que classificou de “excelente” a performance das crianças. Frisa que esta é a primeira vez que estudantes desse ciclo participam nesse tipo de iniciativa. Adianta que tem havido concursos de leitura, mas direcionados para alunos do 5 e 6 anos de escolaridade ao nível do concelho de S. Vicente.

“Pelo menos estes alunos já começam a ganhar alguma experiência e estarão mais preparados quando chegar o momento”, considera a professora, para quem esse tipo de evento acaba por estimular as crianças a ler e a ganhar capacidade de interpretação.

Publicidade

A iniciativa contou com o apoio do Amarante no quadro da componente social do clube desportivo. Segundo Hugo Vasconcelos, vice-Presidente, o grémio já se associou à escola de Chã d´Cemitério noutros momentos, mas este é o primeiro concurso de leitura. O mesmo ficou enquadrado nos programas de aniversário do Amarante (2 de junho) e da escola de Chã d´Cemitério (29 de maio).

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo