Opinião
Tendência

Maria de Lourdes não respondeu à correspondência sobre lançamento do livro “Cabo-verdianas de Itália: História de vida à maneira feminina” *

Nota de esclarecimento ao artigo de opinião publicado no dia 26 de julho 2021 sobre a apresentação do livro “Cabo-verdianas de Itália: História de vida à maneira feminina” na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

  1. Ambas as autoras foram informadas e convidadas sendo esta apresentação uma proposta conjunta da Universidade Jean Piaget, da Editora Rosa de Porcelana e da Universidade de Florença como podem ver nos materiais de divulgação do evento.
  1. A Professora Doutora Clara Silva, catedrática da Universidade de Florença, encontra-se em Cabo Verde no âmbito da parceria com Universidade Jean Piaget. 
  1. A Dra Maria de Lourdes Jesus não respondeu à nossa correspondência relativa ao lançamento do livro.

O livro “Cabo-verdianas de Itália: História de vida à maneira feminina” foi realizado no âmbito da cooperação entre a Universidade de Florença (Itália), a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e a Editora Rosa de Porcelana. Um livro que de entre seus múltiplos objetivos visa ultrapassar o estereótipo da mulher migrante cabo-verdiana como figura passiva e resignada, mostrando-a como protagonista da sua história de inserção social e cultural na Itália assim também como em Cabo Verde, e fazer conhecer à segunda geração das emigrantes a história, a cultura de Cabo Verde e mesmo a história da emigração dos seus pais. 

O livro, financiado pela Universidade de Florença e dirigido cientificamente pela professora Clara Silva, foi editado pela primeira vez na língua italiana pela editora Franco Angeli de Milão. A edição portuguesa pela Rosa de Porcelana vai ser apresentada na Universidade Jean Piaget no dia 29 de julho às 17h. O evento, organizado pela Universidade Jean Piaget e pela Editora Rosa de Porcelana, conta com a participação presencial da Prof.a Clara Silva. Em consequência, o artigo de opinião da Senhora Maria de Lourdes Jesus é no mínimo surpreendente. O lançamento do livro na Praia não exclui eventuais lançamentos em outros sítios. 

Wlodzimierz J. Szymaniak – Reitor da Universidade Jean Piaget

Clara Silva – Professora Catedrática da Universidade de Florença

Editora Rosa de Porcelana

* Titulo da autoria da redação do Mindel Insite

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo