Economia

Kavala Fresk Feastival: “Paté de Cavala” vence concurso ´Cavala mas sab`

O prato de paté de cavala com molho agridoce, preparado pelo Bistrô Santo André, localizado em São Pedro, foi o vencedor do concurso “Cavala mas sab” da 9ª edição do Kavala Fresk Feastival, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho. A entrega do troféu ao vencedor aconteceu hoje na sede da Marieventos em São Vicente, seguida de uma pequena degustação.

O concurso Cavala mas sab, de acordo com o director artístico do KFF, contou com a participação de 11 dos 15 restaurantes inscritos. Todos apresentaram pratos que cativaram os clientes e o júri deste concurso, que se deslocaram aos restaurantes no último sábado e domingo para degustar os pratos de cavala. A partir de agora estes pratos passam a constar da ementa destes restaurantes.

Paté de Cavala

“O júri do concurso teve em conta um conjunto de critérios para a escolha do melhor prato, desde sabor, textura, criatividade, sustentabilidade e apresentação. Houve muita dificuldade na escolha do prato, testada pela pontuação que ficou próxima. O Bistrô St André recebe assim um troféu, confeccionado pelo atelier Pica Pedra, e fica isento do pagamento da taxa na 10ª edição,” explica Kisó Oliveira.

Segundo o Chef Etienne Sawatogo, o paté de cavala, como o nome indica, é feito com cavala e tem uma cor rosada que vem do tomate, nata, tomilho e manteiga. É servido com um molho agridoce de frutos vermelho. “O prato teve muita saída porque o festival atraiu muitas pessoas para o nosso restaurante, ainda que algumas tenha pedido mariscos e outros. Mas é um prato que, definitivamente, entra na nossa ementa como uma entrada”.

Já para o proprietário do restaurante, Per Tamm, foi interessante participar no KFF, desta vez sem ser preciso deslocar para a cidade do Mindelo. É que, para além da comodidade, houve uma redução nos custos do transporte, aluguel de espaços, de entre outros. “Trabalhamos tranquilamente no nosso restaurante durante três dias. É diferente e vendemos menos, mas é o ideal para nós”, assegurou, realçando que todos produtos do mar consumidos no restaurante são comprados aos pescadores da Aldeia Piscatória de S. Pedro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo