Pub.
Opinião
Tendência

Covid-19: Medidas que reduzem o impacto de complicações

Pub.

Por: Paula Mouta

Precisamos pensar “Educar em Saúde” para uma cidadania consciente, sustentável, preventiva e ativa, através de medidas que reduzam o impacto de complicações. Tratar e avaliar cada pessoa de maneira integral e personalizada, implementando ações de atenção primordial e primária em saúde para reduzir o risco de doenças.

No ano de 2020 todos ficamos conscientes do poder assolador de um vírus. Importa agora agir preventivamente para reduzir o risco de contágio, fortalecendo as defesas naturais do corpo.

Publicidade

“A alimentação e todas as formas preventivas de proteção ao equilíbrio do ser humano podem ser o medicamento mais poderoso para reduzir o risco de doenças… podemos, através de novos comportamentos, modificar a expressão dos nossos genes (fenótipo) e evoluirmos num caminho de sabedoria entre nós e o meio onde vivemos!

Esta é a proposta de uma prática sustentável de atuação em saúde, tendo em consideração o estudo através dos Fatores Epigenéticos, na “Observação da Saúde dos Povos”.

Publicidade

O nosso sistema vivo só pode ser saudável se não acumularmos toxinas. Para que isso se torne possível precisamos de praticar um comportamento de vida focado no respeito do nosso Relógio Biológico. Este é o software de antivírus mais eficaz e já explicado cientificamente pelos vencedores do prémio Nobel da Medicina em 2017.

Com 7 passos básicos podemos promover em cada um de nós essa mudança tão importante neste momento:

1. Hidratação

Publicidade

Não se esqueça de que precisa de fazer todos os dias um bom consumo de água, pois a hidratação é fundamental para preservar a sua homeostasia. Somos constituídos por cerca de 70% de estado líquido. Imagine se o oceano do seu corpo seca?

2. Alimentação Saudável

Existem muitos estudos científicos que nos mostram a importância de uma alimentação rica em antioxidantes. Alguns desses alimentos possuem propriedades protetoras como Vitamina C e Ómegas 3 ALA e Zinco.

Estas propriedades favorecem a proteção cardiovascular e o equilíbrio das funções gastrointestinais, além de aumentarem o aporte de oxigénio no sangue.

Comece por pequenas mudanças, feitas diariamente, tais como: ter hábitos de higiene alimentar, onde todas as semanas escolhe um dia de “destoxificação”, sem ingestão de proteínas animais e onde os alimentos verdes, sobretudo crucíferas, serão a base principal das suas refeições.

3. Respirar Ar Puro

As atividades ao ar livre favorecem a boa manutenção da pele, dos pulmões e de todo o aparelho respiratório.

4. Reforçar a Luz Solar

A Vitamina D é essencial à sua imunidade, exponha-se 45 minutos por dia ao sol. Observe os seus animais domésticos e siga o seu exemplo.

5. Exercício Físico

Uma atividade física regular, durante 1 hora por dia, favorece o equilíbrio do sistema linfático, circulatório, ósseo e intestinal e reduz o impacto do stress.

6. Repouso

O ciclo de sono de 8 horas, ao fim de um período de 16 horas de atividades, é a chave de ouro que vai fechar o cofre da vida e guardar o segredo da juventude. Levantar cedo e cedo erguer é um ditado que os sábios usam há muito tempo.

7. Mente e Espírito São

Não representa ter de praticar qualquer tipo de religião. A crença no poder da vida começa por respeitar o seu corpo e ser capaz de observar o universo ao seu redor. 

  • Evolua através desta prática. Desenvolva atividades de leitura, reflexão e de silêncio.

Estas ações permitem-lhe preservar a sua sanidade emocional e de comunhão com o Planeta que o acolhe. Após este período de contenção social e quarentena, conviva com aqueles que ama. Abrace, emocione-se, perdoe-se, dance e pratique o bem e respeite o seu semelhante.

Esta é a Paz Celular, aquela que representa o “Eixo da Vida”.

Artigos relacionados

Consulte uma vez em cada três meses um profissional de saúde preventiva, um médico ou outro especialista do seu agrado de forma a poder ter uma orientação adequada para si e para o seu biótipo.

Olhe para este conceito como a sua nova forma de viver e ser capaz de fazer um novo percurso para uma vida com cuidados de atenção primária à saúde com mais sustentabilidade.

Coloque em prática os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Milénio para preservar e manter a casa que habitamos, o Planeta Terra.

Pratique o amor ao próximo.

O Amor não tem Fronteiras e só ele nos pode salvar!

Observatório da Saúde dos Povos – AESEP e USPE do Hospital de St Louis

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo