Pub.
Opinião
Tendência

Centro de Emprego reage a denúncia da formadora Suzi Chantre

Pub.

Por: Cláudia Galina Rodrigues

Nota de Resposta à nota de opinião publicada no jornal Mindel Insite intitulada Suspensa formação Cuidadores de Infância devido ao não pagamento dos formadores pela formadora Suzi Chantre, publicada no dia 12 de março 2021.

Publicidade

O Centro de Emprego e Formação Profissional de São Vicente(CEFPSV), na qualidade de serviço desconcentrado do IEFP e representando a instituição nas ilhas de S. Vicente e S. Nicolau, pelo direito de resposta ao artigo de opinião intitulado acima, feita por Suzi Chantre, vem por esta via esclarecer os fatos referidos no referido artigo, no sentido de repor a veracidade dos fatos, como segue:

A formação Cuidadores de Infância não está suspensa desde a segunda-feira como a formadora refere. A ação em Tarrafal decorre normalmente e a de Rª Brava também está a decorrer, com a exceção dos módulos que a referida formadora ministrava e que foram suspensos por iniciativa da mesma. Os outros formadores continuaram a ministrar, pois não tivemos nenhuma reclamação e nem ameaça de paralisação por parte de nenhum dos demais formadores, exceto da formadora Suzi Chantre. 

Publicidade

Portanto, a informação referente aos outros formadores não corresponde à verdade dos fatos. Alguns já entraram em contacto com os pontos focais na ilha de S. Nicolau e com a direção deste centro dizendo que em nenhum momento foram contactados pela formadora Suzi e que não se vêm na postura da formadora nem no que a mesma transmitiu, estando os mesmos descontentes com esta situação. De referir que o Município do Tarrafal não submeteu à contratação esta formadora, para ministrar o curso naquele município.

A formação referida teve o seu início em outubro de 2020, na Ilha de S. Nicolau, município da R.ª Brava, tendo sido contratada a formadora Suzi Chantre para ministrar alguns módulos. Um dos módulos, de 20 horas, a que a formadora reclama do não pagamento, decorreu de 20/10/2020 a 04/12/2020. Os outros módulos não poderiam ser pagos porque ainda decorriam até a última sexta feira, no dia 05/03, e que conforme os procedimentos prévios so serão pagos após a apresentação de um Relatório Final do referido módulo.

Publicidade

Sobre o pagamento, os documentos que a formadora refere no artigo, necessários para o pagamento chegaram em mãos à diretoria deste centro em fevereiro de 2021. Temos procedimentos internos para o pagamento e sendo uma instituição pública, depende de procedimentos financeiros do estado para se autorizarem pagamentos. Aguardamos a data para sermos autorizados a cabimentarmos as despesas e o pagamento já prosseguiu nos tramites habituais.

É extremamente falsa a informação dos formadores não terem tido uma justificativa do IEFP, mesmo após várias tentativas de contacto com a Diretora do CEFP- SV. Os formadores foram informados pelos pontos focais dos dois municípios da ilha, bem como a própria formadora Suzi Chantre foi atendida pelo telefone, por mim, Diretora do CEFPSV, num telefonema recebido de um número de telemóvel do Hospital de S. Nicolau onde a mesmatrabalha como psicóloga, no dia 08/03/2021, às 11:01, tendo uma duração de 8 min, em que lhe foi explicada, os motivos de ainda não ter sido feito os pagamentos aos formadores tanto de S. Vicente como se S. Nicolau, e que assim que o CEFPSV fosse autorizado a fazer pagamentos, o mesmo aconteceria. 

A formadora, mesmo sabendo que o pagamento estava em curso, voltou a contactar o ponto focal do IEFP na Rª Brava através de um email no dia 03/03, que chegou à direção no dia 04/03, dizendo do descontentamento e da ameaça de paralisação das aulas, cuja resposta foi direcionada à mesma pela direção no mesmo dia, referindo que o pagamento estava em curso e que brevemente estaria finalizado e que a direção lamentava a posição da formadora, constituindo assim uma surpresa para a direção e para os pontos focais do IEFP na ilha, tendo em conta a formação pedagógica e profissional da formadora Suzi Chantre, demonstrando uma priorização somente do pagamento dos honorários,  em detrimento dos transtornos que a situação viesse a causar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos formandos. 

Na última sexta feira, dia 05/03, a direção foi novamente contactada com ameaças por parte da formadora e esta sugeriu à formadora que lhe enviasse um email institucional sobre o assunto. A formadora até hoje, dia 12/03 não contactou a direção e decidiu suspender os módulos que ministrava, e por forma a ultrapassar este constrangimento que em nada abona o sucesso dos formandos, já foi contratada outra formadora para a conclusão dos módulos do curso, a partir da próxima segunda-feira.  

A formação decorre nos dois municípios da ilha de S. Nicolau na sua normalidade e não se encontra paralisada, conforme noticiado.

O CEFPSV_IEFP desconhece os motivos que levaram a formadora a agir de tal forma, considerando que não foi por motivos profissionais e sim por motivos políticos, num momento de preparação das eleições, considerando-se o fato da formadora ser líder da Juventude do PAICV na ilha, numa tentativa de descredibilizar uma instituição do governo, como o IEFP, que já demonstrou resultados credíveis em matéria de Emprego e Formação profissional,  e considerado uma instituição de marca nacional em matéria de promoção de politicas de emprego e formação profissional. 

Aos 12 dias do mês de março de 2021

A Direção do Centro de Emprego e Formação Profissional de S. Vicente,

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo