Mundo

Ucrânia anuncia recuperação de 20 povoações nas últimas 24 horas

Completados 200 dias desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a guerra sofreu uma reviravolta no terreno nos últimos dias. É que as forças armadas ucranianas anunciaram hoje a recuperação de mais de vinte povoações antes conquistadas pelos invasores através de uma forte contraofensiva. O exército da Ucrânia garante que o inimigo foi expulso dessas localidades e que está a recuperar o controlo total desses territórios.

O Estado-Maior General das Forças Armadas Ucranianas disse no domingo que, após os avanços de sábado em Kharkov, as forças russas se retiraram de várias localidades na província de Kherson. Porém, os movimentos das tropas russas para leste no domingo não foram confirmados por Moscovo. No entanto, no sábado informou que se tinha retirado de Balakleya, Izium e Kupiansk para reforçar posições na vizinha região de Donetsk.

O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, destacou este domingo a “bravura” das forças armadas ucranianas pelos seus recentes avanços no nordeste do país, que forçaram a retirada dos invasores. “A bravura das forças armadas ucranianas está a mostrar resultados iniciais. Aguardo notícias da frente ucraniana,” publicou Borrell na sua conta do Twitter.

Numa altura em que a guerra na Ucrânia cumpre 200 dias, o chefe da diplomacia europeia explicou que “a UE continuará a apoiar a Ucrânia na sua defesa contra a agressão russa”. Esta retirada desencadeou especulações sobre um possível ponto de viragem na guerra, já que até agora os ganhos territoriais obtidos pelas forças ucranianas têm sido muito limitados.

C/ Dn.pt

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo