Cultura
Tendência

Apreciadores do reggae criam associação para promover a cultura africana na cidade do Mindelo

A cidade do Mindelo vai ganhar muito em breve um espaço dedicado ao reggae e à promoção da cultura africana. Hoje, dia 12 de setembro, membros do núcleo dinamizador marcaram um encontro para assinalar a data do nascimento de Amílcar Cabral e traçar os objectivos da novel Associação Amigos do Reggae e da Cultura Africana (ARKA).  “Temos uma comunidade africana interessante em S. Vicente, mas não há muitas actividades voltadas para a promoção da cultura africana. E a nossa intenção é dinamizar a força desta cultura e unir os apreciadores do reggae”, diz Víctor Lopes, enfatizando que Amilcar Cabral deu aos povo da Guiné e de Cabo Verde a liberdade territorial, pelo que agora é preciso lutar pela liberdade mental e espiritual.

Segundo esta fonte, muitos rastas e pseudo-rastas vivem em S. Vicente, pelo que tiveram a iniciativa de reunir essa enorme comunidade e criar um espaço onde possam exaltar a cultura africana e apreciar um bom reggae, tendo como base da sua inspiração os ensinamentos de Bob Marley presentes nas suas emblemáticas músicas. Deste modo, é pretensão da ARKA promover momentos de convívio todas as sextas-feiras, condimentadas pelo ritmo jamaicano. Além disso, haverá serviço de restauração com um menu de comida saudável, segundo Victor Lopes.

A ARKA, adianta este porta-voz, é uma associação de cariz social aberta a toda a gente. Lopes explica que a associação poderá auxiliar projectos sociais, desde que sejam discutidos e votados. A sede será na Avenida Baltasar Lopes da Silva, cidade do Mindelo, e a previsão do núcleo dinamizador é que a associação esteja a funcionar na normalidade até o mês de dezembro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo