Pub.
Mundo

Teodoro Obiang, 80 anos, reeleito presidente da Guiné Equatorial

Pub.

O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, ganhou as eleições presidenciais com 94,9% dos votos, segundo informações avançadas pela Junta Eleitoral Nacional. Aos 80 anos, Obiang vai cumprir o seu sexto mandato de sete ano. 

No poder deste 1979, Teodoro Obiang foi declarado “solenemente presidente eleito da República da Guiné Equatorial”, de acordo com informações do Ministro do Interior, que é também presidente da Junta Eleitoral Nacional, Faustino Ndong Ayang. 

Publicidade

“Os resultados definitivos do escrutínio voltam a dar-nos razão. Obiang Nguema Mbasogo é reeleito como presidente da Guiné Equatorial com 94,9% dos votos, que equivalem a 405.910 votos da população; continuamos a demonstrar ser um Grande Partido Político”, escreveu o vice-presidente da Guiné Equatorial e seu filho, ‘Teodorin’ Obiang, na sua conta no Twitter.

Em segundo lugar na votação ficou o secretário-geral da Convergência para a Democracia Social (CPDS), Andrés Esono, o único partido da oposição autorizado, com 9.684 votos, e na terceira posição ficou o líder do Partido da Coligação Social Democrata (PCSD), também na oposição mas próximo do partido do Presidente, Buenaventura Monsuy Asumu, com 2.855 votos.

Publicidade

Para além da votação presidencial, os equato-guineenses escolheram também os representantes no Parlamento, tendo o partido de Obiang ficado com todos os lugares, para além dos 55 do Senado. O mesmo aconteceu com os 58 lugares em disputa nos municípios, que foram todos para o Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE).

A Guiné Equatorial faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O país é rico em petróleo. 

Publicidade

C/RNA.AO

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo